Nichos de Mercados Explicados de Forma Simples
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Nichos de Mercado Explicados de Forma Simples

Entenda o que são nichos de mercado de maneira muito fácil e saiba como eles podem ajudar seu planejamento de negócios.

O conceito de Nichos de Mercado é mais simples de entender do que parece. Na sua forma mais fácil, podemos compreender Nichos de Mercado como um contraponto ao mercado de massa. Ou seja, o mercado como um todo (massa) e as partes (nichos) são divididas conforme suas características específicas.

Os Nichos de Mercado podem ser encontrados nos mais diversos segmentos. Cuidado para não confundir Nichos de Mercado com Segmentos de Mercado. Pode parecer um pouco confuso mas se considerarmos a hierarquia mercado total, segmentos e seus nichos, não é tão difícil.

Nicho de Mercado é Diferente de Segmento de Mercado

Imagine que um segmento de mercado representa uma faixa de consumo onde cabe uma ampla diversidade de produtos. Dentro deste segmento, você pode encontrar os nichos, que são partes relativamente menores que surgem devido às características e demandas específicas dos consumidores.

Ilustrando a Diferença entre Nicho de Mercado e Segmento.

Não é difícil encontrar a expressão “a empresa identificou um Nicho de Mercado e lançou um produto”. Isso acontece em diversos segmentos. Por exemplo, quando Ford lançou o Ecosport, ela encontrou um nicho de mercado dentro do segmento em que ela atuava com o Ford Fiesta.

Embora fosse feita sobre a mesma plataforma, atendia necessidades de um nicho pouco explorado. Após seu sucesso, diversas outras marcas vieram atrás da Ford lançando produtos para este nicho de mercado que se tornou um dos mais proficientes do Grande mercado de automóveis.

Este exemplo serve para ilustrar as diferenças entre Mercado, Segmentos e Nichos de Mercado. São conceitos complementares que ajudam as empresas a definirem os produtos a serem lançados, dentro dos segmentos em que atuam, e a quais Nichos de Mercado eles podem atender.

Ainda no exemplo da indústria automobilística, vamos considerar um automóvel do segmento de carros compactos. Alguns deles são lançados com um apelo mais esportivo, outros com apelo mais offroad. Ainda que possam ser apenas características visuais, existem dois nichos identificados no segmento. Dos amantes de carros esportivos que não podem arcar com carros mais potentes e os que amam atividades outdoor que não podem partir para SUVs maiores.

É possível criar um negócio de sucesso a partir de um nicho de mercado?

A resposta pura e simple é: SIM. Especialmente quando você combina sua estratégia com as segmentações de marketing digital. Através das informações e dados disponíveis a respeito dos consumidores é possível criar um negócio a partir de um nicho de mercado.

Para quem a identificação do nicho de mercado é indicada?

A identificação de nichos de mercado é indicada para toda e qualquer empresa. No caso dos empreendedores iniciantes, ela é ainda mais fundamental. Aqueles que desejam empreender em pequenos negócios, por exemplo, podem ter na identificação de nichos de mercado uma estratégia imprescindível.

Quando o empreendedor cria um negócio, dá preferência ao assunto que domina. Neste contexto ele identifica quais habilidades se encaixam em qual nicho de mercado. Ou seja, ele desenha o melhor produto que pode entregar ao mercado e identifica em qual necessidade de consumo se encaixa. Pode ser que ele acabe modificando o produto, de acordo com o nicho de mercado que pode ser mais rentável.

Exemplificando o modelo de negócio com base em um nicho de mercado.

Você é um empreendedor que tem grande habilidade em trabalhar com madeira. Outra das suas paixões é o churrasco. Você está em casa, pensando numa maneira de empreender e resolve unir habilidade e paixão. Nasce aí a ideia de criar uma linha de tábuas para churrasco a ser comercializada na internet.

Você consegue mapear os melhores fornecedores para ter uma certa escala na sua produção. Você também já definiu que entregará um produto artesanal de altíssima qualidade. O que indica que as tábuas de churrasco não serão produtos baratos. Mas também a escala será menor e sustentável.

Analisando os resultados de busca para validar os nichos de mercado.

Você formatou o produto e agora quer analisar a viabilidade dele nas vendas. Uma busca ampla pela internet mostra que existe um potencial para comercialização. Mas você precisará fazer alguns ajustes.

Você descobre que a venda de produtos tão caros não compete com as tábuas mais baratas encontradas em supermercados. Mas você percebe que há um nicho de mercado disponível e pouco explorado. Pessoas dispostas a pagar por um produto de qualidade, desde que seja possível uma customização.

Assim você volta ao desenvolvimento do produto em busca de uma solução para customização. Você entra em contato com seus fornecedores e formata sua nova linha de produtos. Baseada naquele nicho de mercado que deseja o produto customizado.

Vamos exemplificar como ficaria a base da grade de produtos. Você fará tábuas de churrasco de madeira, customizadas da seguinte maneira:

  • Formato (redondo, retangular, quadrado)
  • Material (o cliente pode escolher entre 4 tipos de madeira)
  • Acabamento (o cliente escolhe entre acetinado e fosco)
  • Personalização (o cliente pode pedir a gravação do nome)

Essa base de grade daria um número de 24 SKUs que formariam a sua vitrine virtual. Ou seja, os consumidores teriam à disposição para consulta os 24 itens para formar sua opção, até chegar à customização final.

Este exemplo da tábua de churrasco é apenas ilustrativo. De maneira que você possa entender como a pesquisa dentro dos nichos pode ajudar a formatar um produto certeiro. Além disso, a escolha do nicho de mercado para o produto pode ajudar muito na divulgação, como veremos a seguir.

Como os Nichos de Mercado Ajudam no Marketing Digital?

Na hora de divulgar seus produtos será necessário um planejamento de campanha com base nas palavras chave e categorias de afinidade. Isso vai ajudar a definir em qual etapa da jornada de consumo você vai atuar.

Levando em consideração o exemplo da tábua de churrasco, você pode atuar em diversas fases para diversos nichos de mercado. Campanhas de conversão podem ser ativadas para a fase de compra. Com base naqueles consumidores que buscam o produto de alta qualidade e customizável.

Mas você pode ativar também campanhas de consideração. Vamos supor que você identifique um outro nicho de mercado. Pessoas em busca de itens para presentear, de alto valor agregado e únicos. Suas tábuas personalizadas se encaixam no assunto e podem ser consideradas por estes consumidores.

Outro nicho de mercado que você pode explorar é do mercado de luxo. Imagine que consumidores de marcas de carro de grande valor agregado podem estar interessados em produtos customizáveis.

Por fim, e não menos importante, você pode querer anunciar em um site de nicho de mercado também. Talvez um site de facas especializadas. Ou então em um canal do Youtube com foco em cortes de carne especiais etc.

Considerações finais sobre a importância dos nichos de mercado

A escolha do nicho de mercado vai ajudar você tanto a criar o produto como também a divulgá-lo nos lugares certos. Lembre-se que você tem aquele corte de busca específica pelo produto, mas também possui o público potencial.

Seu público potencial pode estar em outros nichos de mercado com necessidades específicas que podem ser supridas por seu produto. Basta que haja uma conexão entre as demandas e as características que o produto apresenta.

Por isso a atuação em nichos é tão importante para quem não pode custear uma ampla pesquisa de mercado. Além de baratear os custos de implantação de novas marcas e produtos, os nichos de mercado permitem mais especialização.

Os consumidores podem ser atendidos com produtos cada vez mais específicos. Suas respostas às atualizações serão cada vez mais precisas e sua satisfação cada vez maior.

Lembra de quando definimos que faríamos tábuas de churrasco? No começo parecia um mercado muito restrito, certo? Mas repare como solucionamos facilmente o problema. Quase que de forma orgânica.

Através da identificação de novos nichos de mercado disponíveis fomos além do nicho original. Desta forma pudemos atingir outros consumidores potenciais. Sem mudar as características intrínsecas do produto: customização e alto valor agregado.

Lembre-se que os nichos de mercado podem ser de diversos tipos e nomes. O princípio fundamental é que nichos de mercado provém de características, demandas e necessidades. Mas fazem parte de um ecossistema dinâmico, portanto são mutáveis.

Esteja sempre antenado às mudanças e surgimento de novos nichos de mercado. Esta é a chave para ter uma empresa inovadora e não depender de uma oferta única.

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