As palavras-chave fase parte de uma boa estratégia de marketing digital, tanto para otimizar site e conteúdo, quanto para campanhas de links patrocinados. Compreender o processo para fazer palavras-chave é imprescindível para criar uma boa otimização satélite para o site, bem como criar conteúdos únicos para cada tipo de palavras-chave ou expressão.

Para aprender como fazer palavras-chave você precisa entender alguns conceitos simples. Eles vão facilitar a montagem das palavras-chave, uma vez que proporcionam uma dimensão visual do processo. Além disso, facilitam a montagem de uma tabela para uma multiplicação cruzada das palavras-chave.

Qual a Diferença entre Palavra-Chave e Expressão-Chave?

palavras-chave é a palavra propriamente dita. No caso do marketing digital, podem ser compostas de três partes básicas em seu a estrutura. As expressões-chave são palavras-chave compostas, quase frases completas. Por exemplo: a palavra-chave é “Aluguel de Casas” e a expressão-chave pode se “Aluguel de Casas para Temporada em Ilhabela”.

Dentro deste contexto, podemos notar que as palavras-chave podem ser amplas, mas atuam em todas as fases da jornada do consumidor, ao passo que as expressões-chave podem restringir bastante os resultados de busca e podem indicar uma necessidade muito específicas. Cada uma delas é importante e deve ser adicionada à sua estratégia de palavras-chave.

Qual a Estrutura Básica das Palavras-Chave?

As palavras-chave possuem 3 elementos:

  • Prefixo – é a parte anterior das palavras-chave.
  • Sufixo – é a parte final das palavras-chave.
  • Radical – O Radical é a parte principal, o núcleo das palavras e expressões-chave.

Veja como Ficam as Palavras:

1 – Radical
2 – Prefixo + Radical
3 – Radical + Sufixo
4 – Prefixo + Radical + Sufixo

Passo a Passo de Como Fazer as Palavras-Chave

Realizar uma busca de palavras-chave nas ferramentas disponíveis como a disponível no Google Ads é um dos primeiros passos para escolher palavras relevantes para seu site, que estejam sendo buscadas. Ali você terá uma noção das sugestões de palavras e expressões. Além disso, sua conta no Search Console pode ajudar a buscar oportunidades perdidas. Porém, isso pode não ser suficiente, neste caso, vamos sugerir um passo a passo para você aprender a fazer palavras-chave como os profissionais do marketing digital fazem.

Para explicar o mecanismo de formação das palavras-chave vamos utilizar o exemplo de uma marcenaria que deseja otimizar seu site para oferecer seus serviços. Vamos levar em consideração que a empresa é bem posicionada para a palavra-chave “marcenaria” e quer ampliar sua competição. Atuando na fase de consideração e decisão da jornada de busca.

  • Escolha o Radical

Para escolher o radical, vamos imaginar qual o tipo de palavra-chave indica o que queremos oferecer. Seguindo o exemplo proposto da Marcenaria, vamos selecionar como radical a palavra-chave: móveis planejados.

  • Escolha os Sinônimos do Radical

Além do radical, devemos escolher alguns sinônimos para ampliar as possibilidades de atingir o público nas diversas fases, reduzindo as oportunidades perdidas, que poderão ser recuperadas mais adiante. O sinônimos para efeito de busca podem ser: cozinhas planejadas, dormitórios planejados, ambientes planejados. Estas palavras são consideradas sinônimos pois referem-se ao mesmo tipo de produto. Os Móveis planejados podem ser para diversos “ambientes” como “cozinhas”, “dormitórios” etc.

  • Escolha o Prefixo

Os prefixos podem ser escolhidos de acordo com o qualificador da fase da jornada que desejamos. Fase de consideração: “Melhores Empresas” e “Melhores Projetos”. Fase de compra: “Comprar”, “Orçamento” e “Fazer”.

  • Escolha o Sufixo

Como nosso exemplo tem a ver com um negócio local, vamos concentrar nossos sufixos na localização. Vamos considerar que a cidade é São Paulo, logo teremos como sufixo: “São Paulo”.

  • Faça Uma Tabela

As palavras-chave devem ser organizadas em uma tabela para facilitar a escolha e vizualização.

PrefixoRadicalSufixo
Melhores EmpresasMóveis PlanejadosSão Paulo
Melhores EmpresasCozinhas PlanejadasSão Paulo
Melhores EmpresasDormitórios PlanejadosSão Paulo
Melhores EmpresasAmbientes PlanejadosSão Paulo
Melhores ProjetosMóveis PlanejadosSão Paulo
Melhores ProjetosCozinhas PlanejadasSão Paulo
Melhores ProjetosDormitórios PlanejadosSão Paulo
Melhores ProjetosAmbientes PlanejadosSão Paulo
ComprarMóveis PlanejadosSão Paulo
ComprarCozinhas PlanejadasSão Paulo
ComprarDormitórios PlanejadosSão Paulo
ComprarAmbientes PlanejadosSão Paulo
OrçamentoMóveis PlanejadosSão Paulo
OrçamentoCozinhas PlanejadasSão Paulo
OrçamentoDormitórios PlanejadosSão Paulo
OrçamentoAmbientes PlanejadosSão Paulo
FazerMóveis PlanejadosSão Paulo
FazerCozinhas PlanejadasSão Paulo
FazerDormitórios PlanejadosSão Paulo
FazerAmbientes PlanejadosSão Paulo

  • Verifique o Sentido e Elimine as Composições Ruins

Leia e releia as palavras-chave para verificar se fazem sentido ou se a composição está ruim há muita repetição. Elimine as composições que ficaram ruins e atualize a lista.

  • Teste as Palavras no Google

Chegou a hora de testar as palavras-chave no Google para verificar os resultados. Lembre-se de analisar quais os resultados são mostrados para cada uma das buscas e também olhar se há anúncios ativados para aquelas buscas. Vamos lembrar do exemplo da marcenaria, como é um negócio local, o ideal é que os resultados gerados pelas palavras-chave tem a ver com um negócio local ou oferta de serviços presentes nos radicais e sinônimos das palavras que criamos.

Pratique a Criação de Palavras-Chave

Essas técnicas profissionais de criação de palavras-chave são apanhas parte do processo de otimização de conteúdo, sites e campanhas, mas ainda existem outros itens a serem levados em consideração. Você deve considerar nesta equação a fase da jornada de busca, a natureza do negócio, a competição pelas palavras-chave, o custo do clique, os tipos de correspondência de palavra-chave etc. Mas não se preocupe, é uma atividade que você vai aperfeiçoar com o tempo. A prática vai trazer maior agilidade para criar as palavras e expressões, e habilidades para identificar rapidamente as que são irrelevantes.

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