Empreender do Zero pode parecer uma tarefa difícil. Mas com uma boa dose de planejamento e organização, criar seu próprio negócio ficará muito mais fácil.

Em meio a um cenário tão amplo e cheio de oportunidades, saber como empreender é uma vantagem importante. Os empreendedores têm ocupado destaque na mídia, tanto TV quanto Online. Até mesmo programas que geram oportunidades a Startups e Iniciativas inovadoras.

O que indica que existem investimentos sendo realizados não apenas em inovações. Mas também em negócios que orbitam as novas tecnologias e desenvolvimento de novos mercados. Além disso, novas oportunidades de ampliação de mercados consolidados e também busca de mercados externos.

É claro que empreender não é somente ter uma ideia inovadora, criar um produto único ou abrir seu próprio negócio. O empreendedor é alguém que coloca em prática diversas habilidades para construir um negócio. Uma delas vai fazer toda a diferença: planejamento. A partir de um bom planejamento empreender será uma tarefa muito mais simples e promissora.

Como Empreender em 5 Passos Básicos

Muitas pessoas tem vontade mas não sabem como empreender. Mas isso pode ser apenas uma questão de organização. Se você tem uma boa ideia ou quer abrir seu próprio negócio, comece tudo a partir de um planejamento. Organize suas ideias por uma ordem lógica.

O planejamento pode livrar os empreendedores de abrir um negócio que pode não ser tão rentável. A seguir vamos descrever passos simples que vão ajudar você a empreender de forma mais simples.

1 – Identifique o Que Você Quer Empreender

Uma pergunta simples pode fazer toda a diferença: Qual o tipo de negócio eu quero empreender? A resposta será seu Norte para o planejamento inteiro. Por isso, facilite a resposta a você mesmo. Pense qual o tipo de atividade deseja empreender (comércio, indústria, serviços etc).

Entender a natureza e a diferença dessas atividades pode ajudar muito na sua trajetória. Uma série de particularidades orbitam ao redor de cada tipo de atividade comercial. Por isso escolher o que você quer empreender é fundamental.

Empreenda de Acordo com Suas Habilidades

Seja com um produto inovador ou serviço, criar um negócio do zero tem a ver com as habilidades. Observe as suas principais habilidades e também seus pontos fracos. Não esqueça de considerar também as atividades que você gosta de fazer. Também relacione aquelas que você realiza com maior destreza.

Quanto maior a afinidade com a atividade, maior será sua performance na hora de empreender. Seu negócio depende de sua paixão pelo ofício. Tanto quanto pelos números e resultados.

Faça uma Lista de Possíveis Opções de Negócio

É importante ter uma boa lista de atividades que você conhece, gosta ou tem vontade de fazer. Uma lista vai ajudar a entender como você poderá atuar e como fará para monetizar seu negócio. Quanto mais você exercita sua mente para pensar em possíveis negócios, mais sua tarefa de empreender pode ser facilitada.

Assim, além de um grande aprendizado sobre suas habilidades de trabalho, você conhecerá melhor suas habilidades de organização.

É claro que a lista deverá passar por um crivo. Quanto mais atividades rentáveis, maiores suas alternativas. Mas nunca esqueça da sua afinidade e de suas habilidades. Essas opções podem ser descartadas em virtude de uma escolha. Ou podem ser colocadas em ordem de ativação de maneira a empreender todas as ideias viáveis.

2 – Identifique Seu Nicho de Mercado

Definidas as atividades possíveis de serem exercidas, localize-as num contexto. Nichos de Mercado são cortes ou extratos de mercado que podem facilitar sua organização. Quando você for abrir seu próprio negócio, é importante localizar o melhor nicho onde atuar. Assim você poderá entender cada particularidade, antes de empreender.

Identifique as Características do Nicho

Busque por referências dentro do nicho e veja quais as principais características. Veja como as empresas se posicionam, qual a oferta média de produto e quais os mais inovadores. Veja como seu negócio se encaixa naquele mercado com uma oferta inicial básica útil. Ou seja, os nichos de mercado demandam uma oferta mínima específica.

Essa oferta inicial é primordial para entrar no mercado e ser competitivo. Empresas com ofertas abaixo do mínimo de demanda não avançam. Talvez não sobrevivam por muito tempo, já que não tem tempo de atuação e, portanto, não desfrutam de reputação.

Busque Novas Oportunidades dentro do Nicho

Na hora de empreender, siga o caminho das empresas que já estão no mercado. Não para fazer igual, mas porque elas não conseguem cobrir todas as necessidades do mercado consumidor. Que tal abrir seu negócio para suprir lacunas de mercado ainda não preenchidas?

Isso é identificar uma boa oportunidade!

Conhecer o nicho de mercado é saber suas peculiaridades mas também suas necessidades. Sempre há espaço para inovação. Quando uma empresa identifica uma lacuna, se existe demanda ali, as portas estão abertas para o crescimento.

Estude seus Futuros Concorrentes de Negócio

Estude a maneira como os futuros concorrentes do seu négocio atuam no mercado. Aprenda como eles vendem seus produtos ou serviços. Identifique os principais gatilhos existentes em suas propagandas. Preste atenção também aos erros de comunicação também. Às vezes produtos bons são vítimas de uma propaganda ruim.

Analisando os players do mercado você te´ra informações valiosas sobre como atuar. Mas também de como empreender em mercados competitivos. Além, é claro, de compreender as ofertas mínimas necessárias para criar seu próprio negócio.

3 – Analise a Viabilidade Financeira Antes de Empreender

Coloque na ponta do lápis quanto vai custar para empreender. Você precisa estimar o custo de forma a prever necessidades como:

  • Capital Inicial;
  • Capital de Giro;
  • Investimento em Máquinas e Manutenção;
  • Investimento em Marketing;
  • Custo do produto;
  • Margem de lucro;

Esses são alguns exemplos de custos que devem ser considerados para empreender. Além de todo o custo de implantação do seu negócio, existe a necessidade de mantê-lo saudável financeiramente. Produtos com margem baixa de lucro, por exemplo, não permitem pagamentos muito flexíveis. Isso exige uma mudança de planos ou um bom capital de giro para segurar a reposição de estoque.

Por isso é preciso ter clareza do que será necessário para o seu negócio permanecer viável e saudável antes de empreender.

O Sonho de Empreender não Pode Virar Pesadelo.

É necessário ter consciência que nem tudo são flores. A jornada de empreender também tem seus riscos. E eles não devem ser ignorados. Por isso o planejamento financeiro é tão importante. para que o sonho de ter seu próprio negócio se torne pesadelo.

Um dos problemas mais comuns é o endividamento. Ele pode ser um poço sem fundo na hora de empreender. Mas existem muitas maneiras de fugir dos pesadelos. Mas sempre a partir do planejamento de viabilidade financeira.

4 – Monte seu Plano de Negócios para Validar o Modelo

Na hora de empreender não abra mão de fazer um plano de negócios. Esse plano é a melhor forma de entender seu próprio negócio dentro de um contexto macro. Ou seja, o plano de negócios é uma oportunidade de gerar o maior número de informações possíveis. Inclusive com planos de contingência e também matrizes de oportunidades e ameaças.

O que é um Planos de Negócios

O Plano de negócios é um descritivo das atividades do seu negócio. Envolve a contextualização dentro de um mercado consumidor e também mercado fornecedor. O plano também prevê as atividades Core, atualizações e metas de crescimento. Oportunidades e ameaças e matrizes de análise também podem fazer parte do plano. É a Estrela do Norte para quem quer empreender com maior eficácia.

Porque Montar um Plano de Negócios

O plano de negócios será seu guia na trilha do empreendimento. Embora ele não afaste os riscos inerentes ao empreendedorismo, ele auxilia na prevenção de erros mais básicos. As informações contidas no plano de negócios são as guias para que você possa montar seu negócio do zero de forma organizada. Veja aqui como montar um plano de negócios.

5 – Coloque em Prática o Planejamento

A partir do seu plano de negócios você pode criar um planejamento. É de extrema importância para que você esteja bem organizado. E consiga realizar todas as atividades inerentes ao seu empreendimento. Construir um negócio do zero demanda bastante dedicação. O planejamento auxilia na previsibilidade de demandas e também na prevenção de queima de etapas.

Estabeleça Ações, Metas e Cronograma de Ação

Não confunda o Plano de Negócios com o Planejamento. São instrumentos igualmente importantes porém de natureza diferente. No plano de negócios você terá informações acerca do negócio em si. O planejamento tem o objetivo de organizar as ações a serem tomadas para colocar o plano de negócio em pé.

Veja os itens essenciais do seu planejamento:

  • Ações;
  • Metas;
  • Cronograma;

Descreva tudo que deverá ser feito, qual o objetivo esperado de cada ação e monte um calendário. Se preferir, estabeleça as metas e descreva as ações dentro de uma timeline. Existem muitas maneiras de colocar seu planejamento em prática. Uma delas, por exemplo, é criá-lo com base num prazo de tempo. Outra maneira é com base na realização de atividades simultâneas.

Mas outras opções podem ser utilizadas. Você deve tomar como ponto de partida o Plano de Negócios. A partir daí, verifique quais a suas necessidades de recursos humanos, dados e tempo.

É Possível Empreender com Pouco Dinheiro?

Sim, com certeza é possível empreender com pouco dinheiro. Basta você definir a viabilidade financeira, como falamos no passo 03. è claro que as atividades que você pode empreender com pouco dinheiro são mais imitadas. Também dependem de atividades e habilidades mais específicas. Porém ainda sim existem possibilidades de sucesso bastante grandes.

Exemplos de atividades para criar um negócio com pouco dinheiro:

  • e-commerce de artesanato;
  • Serviços online de consultoria;
  • Design gráfico para pequenas empresas;
  • e-commerce de produtos caseiros;

Estes são exemplos simples, mas existem muitas outras possibilidades. Porém são verificadas nos passos sugeridos neste artigo. Pois, como você pode perceber, todos dependem de uma habilidade específica. A principal característica comum entre eles é que são atividades que podem ser realizadas individualmente.

Ou seja, no seu próprio negócio você exerce todas as atividades, do operacional ao estratégico e administrativo.

Já Pensou em Empreender Via Internet?

A internet é um dos grandes mercados para os empreendedores atualmente. Existem diversas maneiras de como ganhar dinheiro na internet. Basta que você inclua a Internet nos passos de como empreender para aliar suas habilidades e as possibilidades de negócios online. Boa parte dos negócios online são daqueles onde se pode empreender com pouco dinheiro.

Seja com ecommerce, blog, site de serviços etc. A internet é um grande mercado fornecedor e também concentra um grande mercado consumidor. Considere sempre empreender online de forma principal ou complementar.

Faça Cursos sobre Empreendedorismo

Nunca deixe de estar antenado e buscar conhecimento. Existes muitos cursos de empreendedorismo pagos e gratuitos. Eles podem atualizar você para novas práticas de administração, modelagem de negócio etc. Lembre-se de que o sonho de abrir seu próprio negócio não pode virar pesadelo. Portanto, continue sempre se atualizando e fazendo cursos de empreendedorismo para estar na vanguarda do conhecimento.

Cursos de Empreendedorismo: Online x Cursos Presenciais. Qual o melhor?

Todos os dois modelos são importantes e bastante eficazes. Porém, a melhor maneira de extrair o melhor é uma mescla dos dois. Os cursos online para empreender são muito úteis para os dias mais atarefados. Pois possibilitam que você estude em seus momentos de maior tranquilidade.

Mas nada substitui o contato com outros empreendedores. A conversa com outras pessoas e trocas de experiência pessoalmente são experiências insubstituíveis. Por isso todos os modelos de cursos são bons mas a mescla entre eles é fundamental para o maior aprendizado.

Busque Parceiros como o Sebrae para Empreender

Na hora de empreender busque parcerias eficazes e confiáveis. Um dos maiores parceiros dos empreendedores no Brasil é o Sebrae. Cursos gratuitos, conteúdo original, aplicativos, artigos interessantes, ferramentas e muito mais. Veja todas as soluções que o Sebrae pode oferecer aqui no site oficial. O sonho de criar seu próprio negócio do zero está próximo de ser realizado.

Conclusão

Com planejamento certo e as informações organizadas tudo fica mais simples. Agora você pode criar um negócio do zero com muito mais segurança. Não esqueça de ser realista. Analise todas as hipóteses possíveis e siga em frente atrás de seu sonho. Procure desviar-se de riscos desnecessários e não desanime nas primeiras dificuldades. Lembre-se de empreender com o coração, mas planejar e administrar com a razão.

Write A Comment