As Buscas por Voz no Google e o Futuro das Estratégias de SEO
Entenda como o Aumento de Buscas por Voz no Google Pode Influenciar Sua Estratégia de SEO e Veja como isso Impacta seus Resultados.
Você já deve estar familiarizado com a importância do SEO para o marketing digital. Também deve estar ciente da necessidade de uma estratégia voltada para o mobile. O aumento das buscas em dispositivos mobile exigiu uma nova estratégia das empresas.
Parece que uma nova mudança, desta vez bem mais disruptiva vem por aí. A era das buscas por voz está chegando, e você, bem como sua empresa, devem estar atentos.
O Fenômeno da Automação das Nossas Vidas
Há algum tempo a automação das casas, automóveis, eletrodomésticos etc, deixou de ser peça de ficção científica. Cada dia mais em alta, essa revolução inteligente vem se impondo como tendência. Todas as inovações prometidas pela “Internet das Coisas” acompanhada da Internet 5G estão em vias de implantação.
Ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas novas tecnologias até que sejam parte do cotidiano de todos. Porém, uma coisa é fato, essas mudanças são irreversíveis. Mais cedo ou mais tarde, você terá que se adequar a esta nova forma de vida.
A automação vem junto com os novos hábitos de consumo e uma salutar onda de sustentabilidade. Uma nova sociedade de consumo, mais consciente, se elevará logo à frente.
Atualmente as empresas mais inovadoras já se preparam. Históricos sobre os produtos oferecidos, desde a produção de matéria-prima até a venda, não são incomuns. Essa nova mentalidade que valoriza a cadeia produtiva sustentável já é realidade.
Aprendizado de Máquina x Sustentabilidade
A nova onda de automação e sustentabilidade são conceitos fundamentais da nova sociedade. O aprendizado de máquina veio para oferecer análises preditivas mas também para compreender nossos hábitos.
Imagine que sua geladeira consiga prever quando determinado tipo de alimento vai acabar. Ela também será capaz de identificar que você somente consome produtos com selo de sustentabilidade. Logo, aqueles produtos que não se adequarem a essas regras, não serão considerados para suas compras.
Tudo isso para oferecer a você os produtos que você precisa e evitar o desperdício. O último, é um dos principais pilares da sustentabilidade, junto com a preservação do meio ambiente e melhora na qualidade de vida de todos.
Mas você deve estar se perguntando sobre as buscas por voz no Google, afinal é sobre isso que você pesquisou. Antes é necessário trazer o assunto da automação para que você compreende a dimensão da mudança que vêm por aí.
Buscas Por Voz no Google
Os assistentes pessoais respondem a comandos de voz. Mas não somente eles, seu smartphone, que concentra a maior parte de funcionalidades, também tem um dispositivo de busca por voz. Por enquanto, pode apenas parecer uma facilidade, porém as buscar por voz no Google serão a próxima revolução.
Sobre os Comandos de Voz no Google
Os comandos de voz do Google são os mais variados e possuem diversas funcionalidades. Mas nosso objetivo é falar sobre a buscas de voz no Google. Por isso você verá muito pouco a respeito dos comandos neste post. Mas é importante que você saiba diferenciar esses conceitos.
Pois a busca envolve características mais complexas. Não são funções programadas, mas sim comandos que o assistente de voz terá que compreender antes de oferecer resultados.
Como as Buscas de Voz Afetam Minha Estratégia de SEO?
Toda estratégia de SEO é feita com base em palavras-chave de busca e suas diversas correspondências. Então basta uma nova leva de palavras para aparecer nas buscas de voz no Google? Infelizmente não é tão simples. Para compreender o impacto das buscas por voz no Google é preciso compreender o processo de busca.
Lembra das fases da jornada do consumidor? Pois bem, elas são fundamentais para compreender o processo de busca pelo ponto de vista do algoritmo. Afinal, é ele que vai analisar os milhões de resustados disponíveis para selecionar os melhores.
Para cada fase da jornada há uma intenção. Portanto, com base nessas intenções e momentos, os sites são estruturados. Existem muitos sites que apenas atuam na fase de compra. Outros que atuam em todas as fases. Enquanto existem aqueles que atuam apenas na fase de conhecimento.
Quanto mais focada e otimizada para cada fase for a página indexada, melhor será seu resultado. Pois a experiência na página de pouso e fluxo do acesso também fazem parte da análise do Google. Não dá para saber quais são os critérios específicos do algoritmo, mas podemos imaginar sua linha de ação.
Qual o Objetivo dos Resultados de Busca?
O Google não é uma ferramenta que visa oferecer o maior número de resultados para uma busca. Sua proposta é apresentar resultados mais relevantes para a pesquisa. Para isso, ele analisa uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos. Esses aspectos têm que se encaixar naquele momento exato. Pois o algoritmo compreende que cada busca pode ser diferente da outra.
Ainda que você pesquise a mesma palavra-chave, os resultados podem ser diferentes em dispositivos específicos. Mobile tem um resultado e desktop pode ter outro. Além disso, sua localização física pode afetar, bem como seu perfil demográfico.
Todos os dados históricos coletados durante as pesquisas servem para gerar resultados de busca cada vez mais assertivos. Por isso o algoritmo trabalha com análises preditivas. O objetivo é oferecer assertividade, sempre no menor tempo possível.
Como o algoritmo trabalha com as buscas de voz no Google?
Embora não seja possível auferir todas as características mais objetivas do algoritmo, podemos imaginar algumas. Uma das principais características de pesquisa que afetam os resultados é o CONTEXTO. Ele pode ser o fiel da balança e obrigar as empresas a redefinir toda a estratégia de SEO para busca por voz.
Por que o contexto é importante nas buscas por voz no Google?
Porque ele identifica quais as reais necessidades de quem realiza a pesquisa. Uma busca por voz pode ocorrer apenas porque dispensa necessidade de digitar? Sim, mas esse seria um contexto muito simples para ser considerado relevante.
Agora imagine a realidade das grandes cidades. As pessoas costumam caminhar até o escritório, atravessam ruas, semáforos etc. Durante o caminho você precisa fazer buscas no Google por voz. Afinal, você não quer andar distraído e correr o risco de ser atropelado. Veja como este novo contexto é bem mais complexo.
Ele praticamente faz da buscas de voz no google um ativo valioso para os buscadores. Mas como nós sabemos, os buscadores não vivem de pesquisas. Eles vivem de resultados relevantes. É isso que os faz atrativos e fundamentais. É o contexto que fará diferença na estratégia de SEO para buscas de voz.
O Contexto da Busca afeta o Resultado
Como sabemos, no exemplo você realizou a busca enquanto caminhava, mas preferiu ficar atento ao seu redor. Sua pesquisa foi realizada por voz. Se o algoritmo não compreender o contexto da pesquisa, ele pode apresentar uma lista de sites para você clicar. O que não faria sentido pois você quer continuar caminhando em segurança. Sem a intenção de digitar ou ler.
Neste momento é que podemos entender como o contexto da pesquisa afeta o resultado. E, por isso, as buscas por voz no Google ensejam um novo olhar sobre as SERPs. Não seria mais óbvio a pesquisa de voz entregar um resultado apenas? Ainda que isso ensejasse uma nova busca, seria mais adequado. Pois entraríamos no ciclo da cauda longa. Ou seja, uma nova pesquisa refinaria o resultado em torno de nossas intenções de busca.
Portanto, é importante compreender que buscas por voz no Google são disruptivas. Elas vêm atender novas necessidades de contexto e resultados. Qual o resultado prático disso? As buscas por voz no Google tendem a privilegiar um resultado apenas para a busca. “The Winner Takes it All” (O Vencedor Leva Tudo). Ou seja, a tendência é que o Google apresente, através de resultados de pesquisas de voz, aqueles mais certeiros. Um resultado que solucione a dúvida ou leve a uma nova pesquisa mais refinada.
O Resultado Relevante Leva Tudo
A necessidade de respostas ágeis pode representar uma grande competição pela otimização. As buscas por voz no Google serão uma realidade a ser avaliada separadamente pelas empresas. Muito provavelmente, muitas delas não apostarão de pronto nesse novo contexto. Porém, como já falamos no ínício, a automação é uma tendência e não um modismo.
Por isso é importante estar atento a essa nova maneira de buscar. É um novo contexto que exige abordagens diferentes tanto do algoritmo quanto dos estrategistas.
Considerações Finais Sobre a Busca por Voz e os Impactos nas Estratégias de SEO
As buscas por palavras-chave permanecerão, temos que compreender as buscas por voz como uma nova aba. Assim como avançamos com estratégias paralelas para Desktop e Mobile, é um novo desafio.
A melhor maneira de se adequar a esta nova realidade é otimizar o site para resultados de busca por voz. Diversas práticas podem fazer a diferença para que seu negócio seja bem sucedido nesta transição. Um dos principais itens são os snippets que geram resultados de destaque.
Sabidamente úteis para as buscas Mobile, também são importantes para pesquisas por voz. Os Snippets dizem aos buscadores que ali tem um trecho extremamente relevante para uma determinada busca. Esse pode ser um primeiro passo para entregar ao cliente um resultado no que o Google chama de “Trechos em destaque”.
Esta imagem representa a apresentação do resultado numa busca desktop. Mas pode representar a resposta à busca de Voz.
Já Tenho Trechos em Destaque Bem Posicionados, Preciso Otimizá-los?
Lembre-se que os buscadores querem resultados relevantes. Aqueles que vão gerar uma interação antes de uma nova busca. A facilidade de leitura do trecho em destaque, que provavelmente será falada pela inteligência artificial, deve ser um texto de fácil compreensão.
As buscas por voz com certeza vão exigir de todos os estrategistas uma nova abordagem e o aperfeiçoamento dos conteúdos. Mas isso já faz parte do SEO pela sua natureza dinâmica.
Lembre-se especialmente do contexto. Ele é o fiel da balança para que você defina em qual fase vai atuar, qual estratégia adotar e qual resultado oferecer aos buscadores.