Home Office e o Futuro do Trabalho

EMPREENDEDORISMO, TENDÊNCIAS

Conheça 3 Modalidades de Ambientes de Trabalho que Ganharão o Mercado após a Pandemia.

O termo Home Office passou a fazer parte da maioria dos negócios que tentaram se manter funcionando durante o período de quarentena mais rígida, por conta da Pandemia de COVID-19. Apesar de muito recente e um pouco amadora, a iniciativa de trabalho remoto parece ter ganhado força e ativou nas empresas um alerta sobre benefícios inerentes ao trabalho remoto tanto da parte de produtividade quanto qualidade de vida no trabalho.

À medida que o mercado retomar um determinado ritmo, sem o risco de contaminação, e as pessoas puderem, enfim, sair normalmente de casa, uma nova realidade estará à espera.

É claro que um dos efeitos previstos é uma grande redução da atividade econômica com fechamento substantival de vagas e redução de contratação. Porém, uma nova fase pode ser aberta para empresas e trabalhadores.

O que nos espera não é a extinção dos escritórios, mas uma nova relação entre os colaboradores e as empresas, priorizando a qualidade de vida. Onde 3 modalidades de trabalho podem despontar com alternativas viáveis para redução de custo, melhoria nas relações pessoais e até ampliação de vagas de trabalho.

Coworking

Os espaços de Coworking já são uma realidade no Brasil. Ainda que sejam muito buscados por pequenos empreendedores individuais, eles poderão ser procurados por empresas para redução de custos. Imagine que uma empresa precisa de um espaço para reunir Dealers de cidades próximas, sem que, para tanto, haja necessidade de um espaço mantido a longo prazo. Ela pode optar pelo Coworking para um tempo determinado em horas, dias etc, e economizar com o rateio de despesas.

Outro exemplo é para startups, ou equipes criativas que necessitam de um ambiente para reuniões de briefing mas utilizam o Home Office como forma de trabalho. Ao optar pelo Coworking eles podem fazer uma reunião presencial para uma compreensão maior para equacionar a solução a ser atingida, compor o Brainstorm e seguir para as soluções individuais. Deixando para uaConference Call os possíveis ajustes, que não demandem a reunião pessoal.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO COWORKING
  • Redução de Custos
  • Flexibilidade de Deslocamento
  • Rodízio de Locais
  • Busca do Melhor Custo/Benefício Imediato

Home Office

Home Office foi a principal solução encontrada pelas empresas para superar o desafio de manter suas atividades durante a crise sanitária. O modelo deu certo e será aperfeiçoado. É claro que nem todas as atividades poderão se beneficiar do Home Office mas aquelas que puderam extrair o melhor de seus colaboradores neste modelo, terão vantagem competitiva mais à frente.

Esse modo de trabalho se mostrou eficaz por conta da tecnologia avançada dos dias atuais, em comparação a alguns anos. Apenas com um computador conectado à internet, ou mesmo um tablet ou celular, os colaboradores puderam realizar suas atividades utilizando Whatsapp, FaceTime ou mesmo um Meet eletrônico e transitar dados através de serviços como o Google Drive.

A utilização compulsória do Home Office neste período de crise, obrigou as empresas a reverem sua estrutura de Informação e a maneira como os dados são armazenados, acessados e descartados. Estruturas de Dados em Nuvem tiveram que ser criadas para que as atividades fossem exercidas remotamente, em sincronia e tempo hábil.

Essa mudança, indesejada por ser tão abrupta, levou a uma ruptura de modelos de negócio e revisão irreversível de procedimentos, maneiras de trabalho e relacionamento entre os colaboradores e empresas. Os benefícios trazidos podem mudar a estrutura dos ambientes convencionais e convertê-los em ambientes de convivência em vez dos sisudos escritórios cheios de repartições.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO HOME OFFICE
  • Redução de Custos
  • Flexibilidade de Horários
  • Redução do Tamanho da Estrutura Física
  • Qualidade de Vida
  • Diminuição de Riscos de Deslocamento
  • Menos Tempo Perdido no Trânsito

Home Office Part-Time

Home Office part-time é uma variação do convencional, também utilizada durante a Pandemia. Esse modelo é o mais flexível de todos em termos de aplicação. Afinal, ele possibilita que a empresa trabalhe com turnos e setores em sistema de rodízio. Nem sempre a presença do colaborador na empresa é essencial para realizar sua atividade, por isso é interessante que o Home Office elimine o risco de um acidente durante o deslocamento até o trabalho, além de permitir uma janela de descanso maior.

Porém, nos dias em que for necessário, o colaborador pode abrir uma agenda na empresa, combinado com as necessidades da área, que contará com a presença de outros profissionais requisitados para um encontro presencial.

Imagine, por exemplo, uma empresa que tem um grupo de colaboradores que trabalham diretamente no campo, seja em auditoria, vistoria etc. Este colaborador está em constante viagem, de forma a dar mais qualidade de vida, a empresa pode optar por uma agenda semanal na empresa para um briefing e o restante do tempo em Home Office ou em viagem para a realização da tarefa.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO HOME OFFICE PART-TIME
  • Redução de Custos
  • Redução do Tamanho da Estrutura Física
  • Flexibilidade de Horários
  • Flexibilidade de Aplicação
  • Qualidade de Vida

Outras Considerações sobre o Home Office e o Futuro do Trabalho

Você deve estar pensado: Mas essas iniciativas descritas acima não são inéditas, o que tem de tão inovador? Realmente não são, a diferença é que essas e outras iniciativas tendem a ser a norma em vez da exceção. Existe uma movimentação do mercado em direção ao Empreendedorismo Sustentável, onde as regras passam por benefícios mútuos e melhora na qualidade de vida no trabalho.

O mercado é mestre em encontrar soluções criativas para momentos pós-crise, desta vez não será diferente. Pois todas as mudanças previstas para o trabalho no futuro, terão reflexos também nos mercado fornecedor de soluções. Não será raro vermos pessoas investindo em ambientes versáteis em suas casas, ou preferindo morar em locais distantes com infraestrutura de internet em busca de ar puro e qualidade de vida. Sem precisar abrir mão de suas carreiras.

Neste contexto podemos prever uma mudança em todos os segmentos de mercado: Arquitetura, Móveis Planejados, Dispositivos Móveis, Mercado Imobiliário etc. O futuro do trabalho está chegando e não será pior. Será diferente, como toda mudança, traz insegurança, mas também benefícios.

A Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios trouxe um artigo sobre como será o Futuro do Trabalho que Você Vai Gostar de Ler.

Leia Também:

Dale Carnegie

Conheça um pouco sobre Dale Carnegie, um dois mais revolucionários influenciadores de pessoas da história.

ler mais
MktOnlineFácil

MktOnlineFácil

Editor

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo. Obrigado 😉