Marketing Digital e os Novos Consumidores
Entenda o Perfil do Novo Consumidor e Como ele Afeta as Estratégias de Marketing Digital.
Observando o lançamentos de produtos, muitas vezes, podemos imaginar que há método para definir o que cada nova feature representa. Cada nova característica ou inovação adicionada a um produto, traz consigo uma séria análise feita pelas grandes empresas. Que utilizam algoritmos avançados que cruzam os dados a respeito de dúvidas, reclamações, sugestões e elogios para melhorar seus produtos e encaixá-los nos desejos mais íntimos dos consumidores.
Mas isso é a penas parte do trabalho, pois a principal atividade dos algoritmos não é exatamente a tabulação de dados e apresentação de relatórios. A principal função é gerar insights preditos, ou seja, o algoritmo trabalha para gerar previsões de tendências.
Análises Preditivas
Com base nos cenários expostos pelas análises preditivas é que as grandes empresas tomam suas decisões. E elas levam em consideração os mínimos detalhes para definir as inovações, os produtos que serão retirados do mercado, os preços que serão cobrados e qual a linha de comunicação.
Pequenas e Médias Empresas
Para pequenas e médias empresas, essa realidade está bem distante. Mas isso nos dá uma base para imaginar como aperfeiçoar a comunicação e os resultados, através das diversas ferramentas do marketing digital.
As muitas inovações produzidas pelas grandes empresas são a referência para as pequenas e médias levarem em consideração na hora de verificar as melhorias em produtos e serviços. Outra fonte de informação é a própria concorrência indireta (formada pelos grandes players do mesmo nicho). Mas a principal forma de entender intimamente sua demanda é através das ferramentas digitais implantadas em seu próprio negócio.
Falando com os Novos Consumidores
O novo consumidor não é definido apenas pela idade. Ele, hoje em dia, define sua compra por uma série de fatores que fazem toda a diferença para fechar um bom negócio. O novo consumidor está além da negociação. Está interessado em uma linha do tempo da empresa, seu história de marca e seus valores. Nunca foi tão importante um Storytelling bem escrito e um posicionamento de marca bem definido.
Esses compradores modernos têm muito a saber sobre seus produtos e serviços, mas não antes de saber sobre sua empresa. As marcas hoje ganharam personalidade e precisam oferecer um ideal alinhado ao dos novos consumidores. Conquistar a confiança das pessoas nunca foi tão difícil, porém, nunca foi tão simples conseguir uma propaganda espontânea.
Consumidores Satisfeitos Impulsionam as Marcas
Antes, um consumidor satisfeito voltava a comprar e não lotava pontos de vendas para devolução de produtos. Hoje, muito mais que isso, eles se tornam grandes divulgadores espontâneos das marcas e produtos. epresentam uma força de melhoria que nunca para.
Através dos diversos carnais de comunicação existentes (Facebook, Instagram, Youtube) esses compradores enviam reports relevantes, oferecem soluções a problemas ainda não detectados pelas empresas e formam uma grande corrente do bem. Essas interações podem atrair como afastar novos potenciais clientes, por isso torna-se impossível ignorar os diversos canais de comunicação entre pessoas e empresas disponíveis no mercado.
Perfis Diferentes nos Mesmos Padrões de Compra
O perfil do novo consumidor é o estratagema das novas tecnologias. É onde age o marketing digital, oferecendo soluções altamente customizáveis. Estudos recentes comprovam que o processo de compra começa com uma consulta na internet. Com base nessa informação, as empresas priorizam os esforços de marketing no site, mídias sociais e links patrocinados. Os mesmos estudos revelam que criar busca começa via celular. Então as empresas direcionam os esforços para uma experiência Mobile em seu site ou no Hotsite para onde direcionará o tráfego.
Perceba que até agora nada foi especificado a respeito das buscas. Existem dimensões internas importantes que serão adicionadas ao planejamento mais à frente. Este é apenas um exemplo de como o comportamento dos consumidores vai moldado uma estratégia de marketing. Cada nova dimensão adicionada enseja a criação de experimentos diferentes, baseados em palavras-chave digitadas, perfil demográfico etc. A grande sacada do marketing digital agindo para atrair os novos consumidores é que, embora sejam todos os tipos de perfis, os processos de tomada de decisões têm uma dimensão primária muito parecida.
Experiências Altamente Customizáveis
Através das informações da Jornada do Consumidor as empresas podem criar diversos experimentos com seus canais de receptação de tráfego, alinhados às mídias programáticas escolhidas. Isso significa a possibilidade de uma mensagem específica para perfil demográficos regionais, faixas etárias distintas, perfis socioeconômicos fases de compra. Lembra daqueles consumidores que dão suas opiniões? Eles fazem parte da força que dará capilaridade às campanhas.
Uma das possibilidade é fazer um setup de campanha para distribuir suas mensagens, comprovadamente certeiras) para consumidores potenciais com perfis iguais aos dos seus clientes. Além disso, há a possibilidade de campanhas de Remarketing para buscar aqueles consumidores que já tiveram contato com a marca em recente oportunidade e, portanto, podem oferecer maior potencial de compra ou feedback esclarecedor.
Informação em Tempo Real
As Ferramentas de Marketing Digital permitem que seu consumidor comente em anúncios feitos na rede social e reajam a eles, dando uma noa ideia de como a campanha atinge as pessoas. Além de permitir uma correção de rota durante a exibição de um anúncio cuja redação não agradou.
Como Isso Ajuda Minha Empresa?
Esse novo perfil do consumidor é grande fonte de informação disponível gratuitamente na Internet. Consulte os sites de reclamação e veja o que as pessoas falam sobre seus concorrentes. Faça buscas sobre as menções aos produtos iguais aos que você vende nas mídias sociais. Pesquise sobre os seus produtos e tente entender a percepção do consumidor sobre sua marca, de forma espontânea.
Caso ainda esteja começando sua empresa, leve em consideração as diversas fases de compra, canais de relacionamento e recursos disponíveis no Google Drive para definir seu inventário. Compreenda que o perfil dos consumidores é dinâmico mas passa, inevitavelmente pelos canais digitais. Não se preocupe em adivinhar, pois não se trata disso. à medida que seus canais forem acessados você terá noção sobre o perfil do seu público e poderá definir um funil de venda específico ou vários deles para melhorar sua performance.