05 Dicas para começar no Marketing Digital

05 Dicas para Começar no Marketing Digital

Veja Dicas Valiosas e Resumidas para Você Começar no Marketing Digital, Sem Perder Tempo.

O mundo cada vez mais digitalizado exige preparo. Como consequência dessa tecnologia cada vez mais avançada. A cada novo lançamento e atualização, as exigências avançam.

Estar por dentro das tendências pode ser o diferencial. O caminho do sucesso passa pela atualização. Seja para empreender ou se destacar no mercado de trabalho.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como iniciar no marketing digital. Por isso vamos abordar alguns tópicos essenciais. Além disso, vamos quebrar alguns mitos e elencar dicas valiosas.

Desvendando Mitos para Iniciar no Marketing Digital

  • Existe idade certa para iniciar?
  • Só existirá o Marketing Digital?
  • Minha empresa não precisa!

Existe Idade Certa para Começar no Marketing Digital?

Definitivamente NÃO! Este é um dos primeiros mitos a serem quebrados. O Marketing Digital é uma área de conhecimento. Assim como outras, depende de estudo e preparo. Talvez a principal diferença com o marketing tradicional seja a constante evolução.

Mas isso se deve à natureza das transformações que vivemos. O mundo hoje mudou sua maneira de se comunicar. Por isso o marketing digital avançou tanto. Além disso, nunca se produziu tanto volume de dados. Por isso o Marketing Digital pode parecer tão complexo.

Mas lembre-se que assim como as pessoas, as ferramentas também avançaram. E o marketing digital também é beneficiado por elas. Por isso, seja qual for sua idade, é sempre hora de começar no marketing digital.

No futuro só haverá Marketing Digital?

Definitivamente NÃO! A não ser que vivamos num mundo devastado. Onde não poderemos sair de casa. Aí somente nos comunicaremos digitalmente ou virtualmente. Neste caso, não haveria necessidade de termos comunicação externa em ruas e lojas.

O Marketing Digital é para todas as empresas?

Definitivamente SIM. O marketing digital é para todas as empresas e todas as pessoas. Você talvez já tenha ouvido alguém dizer que não precisa do digital. Pois “sempre deu certo com a fachada e a (extinta) lista telefônica”.

A migração das listas telefônicas para sites de diretório é uma mudança para o digital. Então, mesmo que não queira, a empresa acaba sendo empurrada para o online. À medida que seus fornecedores e consumidores migram para lá também.

Compreender as mudança de hábito e comportamento dos consumidores, é a melhor maneira de ver como o digital é importante. E também afeta todos os setores e todos os lugares.

5 Dicas para Iniciar no Marketing Digital

  • Compreenda o Universo do Marketing Digital
  • Entenda as Diversas Áreas do Marketing Digital
  • Escolha Aquela que Mais te Fascina
  • Conheça as Ferramentas Disponíveis
  • Entenda como Parametrizar e Medir Resultados

Para Iniciar no Marketing Digital é Necessário Entender este Universo

Com o avanço da internet e melhora na qualidade do serviço, o mundo digital avançou. Como consequência disso houve grande migração para plataformas digitais. É importante entender que a grande mudança de paradigma é na comunicação.

A internet promoveu uma mudança sem precedentes na maneira como nos comunicamos. E isso é a grande referência para o surgimento do Marketing digital. Que nada mais é que o marketing realizado nos meios digitais.

Portanto, para compreender o universo do marketing digital é simples. Basta você entender que é uma mudança na maneira como nos comunicamos, nos informamos e consumimos.

Compreendendo essa mudança, você já pode se sentir confortável em iniciar no marketing digital.

Compreender as Diversas Áreas do Marketing Digital é Começar da Maneira Correta.

O marketing digital possui diversas áreas. São muitas maneiras de atuar nesse setor. E muitos desdobramentos de cada área. Vamos simplificar, apresentando um breve explicativo. De maneira que você tenha noção da maneira como podem ser trabalhados.

  • Redes Sociais: geração de conteúdo relevante para promover engajamento. Dentro das redes sociais é possível trabalhar com vídeos, fotos e textos. Você pode investir em relacionamento, conteúdo orgânico, anúncios e impulsionamento de conteúdo.
  • Busca Paga: investimento em palavras-chave e anúncios para atrair tráfego. Pode ser para conteúdo relevante como artigos, ou para págins de venda de produtos ou serviços.
  • Busca Orgânica: Geração de conteúdo relevante para buscadores web, com foco em palavras-chave de fluxo, com o objetivo de atrair tráfego de forma orgânica para o site.

Em volta desses 3 conceitos apresentados de forma resumida, existem outros. Mas para começar no marketing digital é importante conhecer essas ferramentas mais básicas. Desta maneira será mais fácil compreender como montar uma estratégia. Além do mais, as 3 podem ser trabalhadas juntas, combinadas ou separadas.

Importante!
  • A Busca Orgânica é mais conhecida pela sigla em inglês SEO (Search Engine Optimization)
  • A Busca Paga é mais conhecida pela sigla em inglês SEM (Search Engine Marketing)

Inicie no Marketing Digital Escolhendo o Caminho que Mais te Fascina

Olhando as 3 ferramentas de marketing digital: redes sociais, busca paga e busca orgânica, aprofunde-se naquela que mais te atrai. Supondo que você seja um heavy user de redes sociais. Neste caso, você pode começar se aprofundando nas estratégias de divulgação nas plataformas sociais.

Mas você, na verdade, está mais para a parte de planejamento? Entalvez goste mais da busca paga. Pois é a criação de campanhas propriamente. vai depender de controle de investimentos e planejamento d epalavras-chave.

Se você se sente mais confortável escrevendo e pesquisando. Talvez sua praia seja mais a busca orgânica. Pois ela está mais ligada a escrita e criação, embora haja muito planejamento também.

Para Começar no Marketing Digital é Importante Conhecer as Ferramentas

Existem muitas ferramentas de marketing digital. Tanto para criação e divulgação de conteúdo, quanto análise e monitoramento. Muitas vezes uma só ferramenta possui diversas funções.

Cada uma das partes do marketing digital possui ferramentas específicas. Mas também em cada fase do processo você poderá encontrar ainda mais ferramentas. Portanto, para conhecer as ferramentas, comece pelas 3 áreas que listamos: redes sociais, sem e seo. Veja alguns exemplos:

  • Redes Sociais: Youtube, Twitter, Instagram, Facebook.
  • SEM: Google Ads, Outbrain, taboola, Bing Ads.
  • SEO: Google, Search Console, Yoast.

Estes são alguns exempolos para familiarizar os iniciantes no marketing digital.

Aprender a Mensurar os Resultados é Crucial para Começar Bem no Marketing Digital

Enquanto você se envolve no marketing digital os resultados serão sua bússola. A estrutura de todo o digital está voltada para a geração de dados. Seja através de ferramentas e plataformas, o resultado deve ser medido e analisado.

Como a maior parte dos resultados das ações de marketin digital podem ser mensuradas quase que em tempo real, será muito importante você estar antenado ao que cada item significa. O termo KPI (Indicador de Performance – em Português) vai acompanhar sua trajetória.

Desde o primeiro dia que começar no marketing digital, os indicadores de performance serão os primeiros itens que estarão em todas as estratégis de marketing digital. Pois eles são o ponto de partida para a estratégia, mas também seu ponto de inflexão. À medida que geram insights para melhorias.

Mais algumas considerações sobre qual a melhor maneira de iniciar no Marketing Digital

Essas 5 dicas para começar bem no marketing digital são apenas direcionamentos. você pode encontrar muito mais dicas disponíveis. Uma das ferramentas de insights sobre marketing digital e empreendedorismo que pode ajudar você é o Think With Google.

Neste artigo buscamos despertar a atenção para detalhes importantes. Quanto maior for sua afinidade com a ferramenta, melhores serão os resultados. Por isso separamos em 3 principais vertentes.

Qual o Passo Definitivo para Começar no Marketing Digital?

O passo definitivo é fazer um curso de marketing digital. Existem diversos cursos disponíveis. Como sugestão, você pode começar com os cursos do Sebrae. O Sebram tem sido um dos principais parceiros dos empreendedores com sua estrutura de conhecimento e serviços.

Sugestão de Curso para Iniciar no Marketing Digital

Os Cursos são Gratuitos e 100% online. Bons estudos e vem para o marketing digital!

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