Como Criar um Site?

EMPREENDEDORISMO, FERRAMENTAS, SEO

Tutorial Passo a Passo para Você Criar um Website e Indexá-lo no Google

Que Tal Criar um Site e Indexá-lo no Google?

Talvez você esteja em dúvida sobre o conteúdo desta página, mas ele será apresentado de forma hierarquizada para que possa ser facilmente compreendido. O Conteúdo da página visa apresentar, principalmente, aqueles que não tem muito conhecimento de criação de websites, mas deseja ter seu próprio site e deseja trabalhar seu marketing digital. Você vai ver aprender, através de nosso passo a passo, como funciona a criação de site profissional. Abordaremos aspectos gerais, ferramentas gratuitas disponíveis para criação de sites, escolha e registro de dominios, hospedagem (o que é e para que serve?), ferramentas de monitoramento, estratégias para atrair tráfego orgânico, otimização de conteúdo e otimização de páginas, escolha de palavras-chave etc.

Qual a Importância de Criar um Site?

Nos dias atuais criar um site é imprescindível. Seja pelo fato de que seus clientes precisam de diversas bases de consulta para começar a confiar em sua marca, seja pelo fato de que o investimento em propaganda online é mais barato e mais mensurável que nos meios tradicionais. Os consumidores preferem uma empresa com site ou fanpage que uma que não tem nada além de um telefone na lista.

A internet veio para ficar e não há mais como dissociar a imagem da sua empresa de um perfil online, por mais básico que seja, ele representa uma conexão fácil com seus clientes e potenciais consumidores. Além disso, criar um website pode fazer a diferença na percepção de como as pessoas vão consumir seus produtos ou serviços. É um canal de comunicação menos oneroso para o cliente. Quando ele procura informações sobre um produto e você aparece na busca da internet, você está um passo à frente das empresas que não possuem site. Porém, hoje em dia, é muito mais difícil encontrar uma empresa que não tenha construído um site. Portanto, se você está em dúvida sobre criar um site, não perca mais tempo! Existe gente lá fora procurando produtos ou serviços, construa seu próprio site e conquiste estes consumidores.

Qual é o Passo a Passo para Criar um Site e Indexá-lo?

  1. DEFINA O NEGÓCIO
  2. ANALISE A CONCORRÊNCIA
  3. DEFINA SUAS PALAVRAS-CHAVE
  4. REGISTRE SEU DOMÍNIO
  5. CRIE CONTEÚDO RELEVANTE
  6. ABRA UMA CONTA NO GOOGLE
  7. INSTALE O GOOGLE ANALYTICS
  8. ANUNCIE O SITE
  9. MONITORE, AVALIE E APRIMORE
  10. COMEMORE OS RESULTADOS

1 – DEFINA O NEGÓCIO

Para criar seu site você deve ter certeza de que negócio você vai abrir. Seja um blog, uma vitrine, um e-commerce, ou um site onde você vai oferecer produtos e serviços localmente. É importante ter o formato do negócio bem determinado para que o layout do site reflita com simplicidade a hierarquia das informações dos produtos/serviços que você deseja oferecer.

Você deve imaginar como o cliente vai se sentir quando entra na sua página. É como se ele estivesse entrando em uma loja e olhando a vitrine. As informações devem estar ao alcance dos olhos. No caso do site, as principais informações devem estar antes da rolagem. Leia aqui um pouco sobre a importância das páginas de pouso. Caso esteja indeciso sobre seu negócio, leia mais sobre como escolher um nicho de mercado.

2 – ANALISE A CONCORRÊNCIA

Faça uma busca no Google para as palavras-chave nas quais sua empresa mais se enquadra. Verifique cada um dos sites apresentados nas 2 primeiras páginas de busca. Clicando em cada um desses resultados você terá uma ampla ideia do que está funcionando para que eles alcancem relevância nas buscas.

Os resultados de busca do Google, estão diretamente relacionados ao que é mais relevante para os usuários, ou seja, não adianta ter um site bem construído e otimizado se as palavras-chave não forem adequadas para a busca que você deseja aparecer, ou se o conteúdo é relevante para as buscas.

3 – DEFINA SUAS PALAVRAS-CHAVE

No item anterior, você aprendeu a buscar no Google e identificar a concorrência. Repare que existem diversas maneiras de agir pois, embora possa haver concorrentes diretos em negócios locais, nem sempre são os mesmos concorrentes na internet. Pois a disputa no Google é pelo clique. Por isso é importante analisar os sites que aparecem nas buscas para as quais desejamos aparecer.

Desta forma, conseguiremos medir possibilidade de sucesso e escolher as melhores palavras-chave para iniciarmos nossa estratégia digital. Por exemplo, se você tem uma empresa local (uma Padaria) existem dois tipos de busca, pela palavra “padaria” ou “pão francês”. A Busca “Padaria” resulta uma lista de locais e a busca “pão francês” resulta em receitas de pão francês.

A partir desta informação, você pode escolher trabalhar a palavra “Padaria” para promover organicamente seu negócio local através de uma conta Google Meu Negócio e seu Site. Então você pode se perguntar: devo ignorar os resultados para “pão francês”? Depende, avalie se você está disposto a gerar conteúdo relevante para a palavra, talvez com uma receita diferenciada, e entrar na disputa.

O Mais importante aqui, é definir qual palavra-chave é melhor para ser aplicada e gerar os resultados que você espera, de acordo com o serviço ou produto vendido. Se o seu negócio não é padaria e sim receitas de pão, a palavra “padaria”, embora seja relacionada, pode não ser relevante para o seu negócio.

4 – REGISTRE SEU DOMÍNIO

A busca por palavras-chave pode ser muito útil agora. Uma vez que você as definiu, e aplicou ao seu plano de construção do site, você pode escolher um domínio. A escolha de um bom domínio pode fazer toda a diferença não só na relevância da busca orgânica, como pode gerar mais credibilidade para seu negócio. Um domínio com palavras-chave de busca, pode passar a imagem de autoridade ao consumidor. Veja aqui um tutorial de como registrar um domínio.

5 – CRIE CONTEÚDO RELEVANTE

Construir um site vai além da montagem do layout e das otimização de títulos e descrições. Você precisa criar um conteúdo relevante e otimização-lo. Até aí é simples mas, como criar um conteúdo relevante? Basta você se lembrar dos passos anteriores onde identificou seus concorrentes e escolheu as palavras-chave pelas quais deseja competir.

A partir daí, você deve escrever um texto que seja fácil de ler, frases curtas, parágrafos com poucas linhas, densidade adequada de palavras-chave. Além disso, coloque no conteúdo informação hierarquizada e bem distribuída entre títulos, subtítulos, imagens ilustrativas e infográficos. Tudo isto enriquece o conteúdo e prende a atenção do usuário. Leia mais sobre o tamanho do conteúdo.

6 – ABRA UMA CONTA NO GOOGLE

Abra uma conta no Google para ter acesso a todas as melhores ferramentas de marketing digital disponíveis gratuitamente. Além disso tenha um email com alta capacidade e abra também uma conta no Google Drive. Explorar as ferramentas do Google, seus tutoriais e cursos, vai abrir sua mente e mostrar uma nova realidade digital. Todo o conhecimento original do Google será grande aliado na hora de criar seu site.

7 – INSTALE O GOOGLE ANALYTICS

Após construir seu site e abrir uma conta no Google, não esqueça de instalar o código do Analytics para monitorar os acessos. Essa ferramenta irá oferecer a você uma série de dados, inclusive sobre a navegação em tempo real. Com o passar do tempo a coleta de dados sobre o perfil do usuário gera insights importantes e ajuda você a identificar oportunidades através dos dados mais relevantes do Google Analytics.

8 – ANUNCIE O SITE

Após criar seu site e publicá-lo, distribua a informação através de sua rede de contatos. Esses primeiros acessos ajudarão você a coletar dados importantes sobre o perfil de navegação, através do Analytics. Você pode utilizar o compartilhamento via WhatsApp, Redes Sociais e até mesmo fazer um campanha paga, abrindo uma conta no Google Ads.

9 – MONITORE, AVALIE E APRIMORE

Acesse o Analytics constantemente para avaliar o desempenho de seu site. Não se preocupe com os baixos índices de audiência no começo, pois com o tempo isso tente a melhorar, se você conseguiu criar um bom conteúdo e também um site que funcione bem, tanto no desktop quanto no mobile.

A partir dos dados coletados, você pode fazer uma avaliação página a página para saber qual é o desempenho delas. Quais tem mais rejeição, através de qual página as pessoas chegam ao seu site etc. Avaliando e extraindo as informações relevantes você pode promover as melhorias tanto de conteúdo quanto a adição de novos itens, menus etc, ou mesmo retirar conteúdos que não tem performance.

10 – COMEMORE OS RESULTADOS

É hora de comemorar os resultados! Sabe como se comemora a boa performance de um site? Adicionado mais conteúdo relevante, otimizando, distribuindo, avaliando, refazendo e aprimorando. O processo de construção de site é algo dinâmico. Sempre haverá uma melhoria.

Não esqueça que o design também envelhece, por isso, pense em comemorar os bons resultados através de um novo layout do site, isso também gera assunto para você distribuir em sua rede de contatos e trazer nova onda de acesso.

E Agora?

Agora que você já sabe quais são os passos principais na criação do site, podemos explicar um pouco mais sobre a otimização de conteúdo. De forma que você possa agregar os dois conhecimentos e começar a aplicá-los em seu planejamento. Após as dicas de otimização, falaremos sobre algumas ferramentas que ajudarão você a construir efetivamente o seu website.

Otimizando o Conteúdo do Site que Você Criou

Aqui Vamos Explicar Algumas Técnicas de SEO para Você Utilizar em Seu Site

O SEO (Search Engine Optimization) ou simplesmente otimização de sites para buscadores, é uma poderosa ferramenta para você que deseja criar um site e colocá-lo no ar. Hoje em dia não há como desvincular a imagem da sua empresa de ter um site. Quanto mais fontes de consulta as pessoas têm sobre sua marca, produto ou empresa, mais chances elas têm de gerar conversões e vendas. Porém, quanto menos os consumidores conseguem informações nas buscas, menos relevantes as marcas se tornam para eles. A seguir vamos descrever os principais elementos que você deve configurar em seu site para facilitar os trabalhos do algoritmo. Nossas dicas são focadas no Google, que é o principal mecanismo de busca da web e aquele que mais gera resultados.

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO

Otimização de Itens de SEO

Títulos

Criação de Title Tags inteligentes que chamem a atenção dos buscadores para as palavras-chave e demonstrem que a página é relevante para a busca realizada. Além disso, a redação dos Títulos é adequada para atrair o clique do leitor nas SERPs de maneira a aumentar o CTR.

Meta Tags

As Meta Tags são tão importantes quanto os Meta Titles, porém podem ser substituídas automaticamente pelo Google por trechos do seu conteúdo que sejam mais relevantes para a busca. São criadas como forma de atrair os crawlers e informá-los sobre o conteúdo.

Estrutura de Url

Otimizamos os sites para arquitetar a informação e estruturar todos os URLs com palavras de busca, de maneira a formar um Sitemap compacto e amigável aos buscadores como o Google. Desta forma facilitamos a capacidade dos robôs de rastrear.

Textos Âncora

Criação de textos-âncora baseados em palavras-chave ou conteúdos. São importantes ferramentas de SEO que, aliados aos atributos Follow ou NoFollow são fundamentais para dar fluidez à navegação e também para indicar aos crawlers qual conteúdo é mais relevante.

Navegação

De modo a facilitar a navegação e indexação, organize a navegação em links de menu e links contextuais. Este layout de navegação deve guiar o Sitemap com a hierarquia das páginas com textos âncora e Calls to Action para equilibrar profundidade e conversão.

Heading Tags

Otimizamos os conteúdos de maneira a dividir as palavras e expressões-chave dentro das Heading Tags (H1, H2, H3, H4, H5 e H6), bem como os textos-âncora. A utilização dessas MetaTags influencia a maneira como os Crawlers classificam seu conteúdo.

Link Building

Uma das ferramentas poderosas para aumentar a autoridade de seu domínio é a estratégia do Link Building. Essa prática pode ser feita de duas maneiras, via artigos relevantes que podem ser compartilhados e referenciados em sites com autoridade de domínio maiores que a do seu site, ou via diretórios locais.

Diretórios Locais

Os diretórios locais são sites que oferecem índices de serviços e empresas e possuem, em geral, um alto índice de acesso. Porém não conseguem oferecer links tão fortes, pois o Google reconhece que são diretórios e, portanto, não conseguem oferecer foco em um determinado assunto.

Ainda assim transferem parte de sua autoridade e oferecem uma boa alternativa para a sua estratégia de Link Building pois você pode colocar o link apontando para seu site em diversos sites sem maiores dificuldades.

Artigos Relevantes

A outra maneira é construção de links através de artigos relevantes. Esta ferramenta é mais eficaz para aumentar a autoridade de seu domínio. Através da divulgação de artigos em sites relevantes você consegue fazer com que o Google observe seu site com mais atenção.

Quanto maior o número e mais alta a qualidade de links para o seu site, melhor será seu rankeamento nas SERPs. Vale lembrar que é preciso que seu site tenha um link externo de qualidade e contextual, ou seja, o site que o referencia, deve ter páginas relacionadas ao assunto do seu artigo, para o Google validar a qualidade do link e aumentar a autoridade de seu domínio.

Otimização de Conteúdo

Uma das etapas do processo de construção do site é a otimização do conteúdo. É um processo que ocorre ao longo do tempo de criação do site. A otimização consiste em diversas partes que devem ser trabalhadas em conjunto para aperfeiçoá-lo.

O que compõe o conteúdo para construir um site?

Conteúdo do site é comporto, basicamente, por: Links, Texto, Imagens, Infográficos. Todos os dados visuais ou textuais que oferecem ao usuário alguma informação relevante para a busca, inclusive a navegação, é considerada como conteúdo do site.

Otimizando as Imagens e Infográficos

Atenção ao tamanho da imagem para que transmita alguma informação complementar e não ocupe totalmente a tela, permitindo ao usuário visualizar também títulos e textos sem necessidade de rolarem da página. Além disso, o tamanho em bytes das imagens deve ser otimizado ao máximo, para que elas se adaptem às diversas velocidades de conexão.

Os infográficos devem seguir as mesmas recomendações das imagens, levando em consideração as características como tamanho dos textos e outros dos dados contidos na figura, para que sejam legíveis nos diversos dispositivos e também leves para carregar nas diversas condições de velocidade de conexão.

Otimizando os Menus

Os menus são parte do conteúdo e podem fazer toda a diferença entre um site bem posicionado no Google ou não. Lembre-se, na hora de construir um website, que os conteúdos internos são ligados por menus e internal links que fazem a ligação entre os assuntos relacionados. Por isso precisam ser otimizados, para formar uma profundidade de navegação coesa que informe ao máximo e aumente o tempo do usuário em seu site, indo de um assunto ao outro.

Otimizando os Textos

O textos devem ser otimizados de acordo com o tamanho e também a densidade de palavras-chave e sinônimos. Para otimizar os textos você deve, uma vez que tenha definido a versão final, analisar o tamanho do texto, a quantidade de parágrafos e tamanho das frases. Outros detalhes devem ser analisados para a otimização dos textos é o intervalo de parágrafos.

Você deve ficar atento à quantidade de parágrafos por cada assunto para ver a necessidade de incluir subtítulos. Por exemplo, a cada 3 parágrafos, você insere um subtítulo para que o usuário consiga identificar o assunto tratado. Essa estratégia melhora a leitura de textos muito longos que demandam uma hierarquia mais detalhada.

Não esqueça que a principal parte do texto é a qualidade da informação a ser transmitida. Por isso, a otimização dos detalhes voltados para fluidez da leitura, densidade e destaque de palavras-chave com Negrito, adição de sinônimos etc, são feitos de maneira a não interferir negativamente na informação final. Escreva pensando no usuário, não no algoritmo. Essa é a dica de ouro!

As 6 Principais Ferramentas para Criar seu Website

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As 6 Principais Ferramentas para Criar seu Website

Conheça Algumas Ferramentas que vão Auxiliar Você a Criar Seu Próprio Site

Estas ferramentas possuem diversas características, algumas com áreas de membros com recursos gratuitos ou pagos e outras totalmente grátis. São de fácil configuração e oferecem recursos como: Otimização de títulos e Heading Tags, inserção de código do analytics, layout responsivo etc.

Além disso, focamos em ferramentas que servem para quem não tem conhecimento algum sobre construção de sites. Nosso objetivo é levar a você a autonomia que você deseja para criar seu website e ter o controle sobre sua estratégia de marketing, com conteúdo gratuito. Veja um pouco mais sobre as ferramentas:

WIX

O WIX é uma das mais populares plataformas de criação de sites para pequenos e médios negócios. A interface é extremamente simples e permite que você utilize layouts prontos.

  • Grátis
  • SEO Friendly
  • Conhecimento: Básico
  • Layout Responsivo
  • Interface Fácil
  • Páginas Ilimitadas
  • Layouts Prontos

WEBNODE

Plataforma bastante usada para criar sites com facilidade. Fácil de usar, o WEBNODE oferece possibilidade de criar sites pessoais, Business e até Lojas Virtuais, com layouts responsivos.

  • Grátis
  • SEO Friendly
  • Conhecimento: Básico
  • Layout Responsivo
  • Interface Fácil
  • Páginas Ilimitadas
  • Layouts Prontos

WEEBLY

Excelente construtor de websites no estilo “Drag and Drop” (Arrasta e Solta). Bastante utilizado permite a criação de diversos tipos de site gratuito. As Lojas Virtuais possuem plano pago.

  • Grátis
  • SEO Friendly
  • Conhecimento: Básico
  • Layout Responsivo
  • Interface Fácil
  • Páginas Ilimitadas
  • Layouts Prontos

WORDPRESS

Embora dependa de algum conhecimento técnico, o WordPress oferece a maior quantidade de recursos gratuitos e tutoriais, além da grande quantidade de templates disponíveis.

  • Grátis
  • SEO Friendly
  • Templates Aplicáveis
  • Conhecimento: Médio
  • Tutoriais na Web
  • Páginas Ilimitadas

YOLA

Criador de Sites gratuito com opção para para compra de recursos adicionais. Oferece templates e layout responsivos, com boas possibilidades de customização sem conhecimento técnico.

  • Grátis
  • SEO Friendly
  • Conhecimento: Básico
  • Layout Responsivo
  • Interface Fácil
  • Layouts Prontos

GOOGLE SITES

Este é um dos construtores de sites mais fáceis de usar. Sua simplicidade também se reflete no número limitado de recursos. Para utilizar você precisa de Conta no Google Drive.

  • Grátis
  • Conhecimento: Básico
  • Layout Responsivo
  • Interface Fácil
  • Páginas Ilimitadas
  • Layouts Prontos

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