Qual o Tamanho do Conteúdo?
Uma dúvida muito comum é qual o tamanho de texto para blog que seja ideal. Especialmente quandos se fala em otimização de conteúdos para busca orgânica. Embora haja uma relação entre o tamanho do texto e melhores posições nos rankings de buscas, isso não se deve exatamente à quantidade de palavras, mas sim à relevância da mensagem que elas trazem.
É claro que textos muito curtos também tendem a ser menos relevantes para os primeiros lugares na busca. Já que existem concorrentes muito fortes com textos mais elaborados.
Para facilitar a compreensão de qual o tamanho de textos para blogs, vamos dividir os conteúdos em categorias. Além disso, vamos falar um pouco sobre a otimização destes textos e sua estruturação. De maneira que você perceba que o tamanho do texto para blog ou site precisa, além de quantidade de palavras, de uma estrutura hierárquica para não ficar cansativo. À medida que vai ficando maior e mais complexo de ler.
Tipos e Tamanhos de Texto para Blog
- Artigos de Conteúdo Estrutural de 1.500 a 3.000 Palavras (média de 2.250 palavras).
- Artigos de Conteúdo de Tráfego – de 1.500 a 3.000 Palavras (média de 2.250 palavras).
- Conteúdos Acessórios – de 600 a 1.000 palavras (média de 800 palavras).
- Postagens de Feed – de 600 a 1.000 (média de 800 palavras).
Estes tamanhos de texto blogs são apenas referências para você se guiar, mas serverm tanto para blogs quanto para sites. Vamos explicar a seguir o conceito básico de cada um deles, para você saber quando usar um ou outro. Além disso, vamos dar algumas dicas a respeito dos elementos mais importantes para compor o conteúdo otimizado do site, muito além do tamanho do texto.
Elementos Fundamentais para Compor os Textos para Blog
Tags H1, H2, H3 e H4
Tags de títulos e subtítulos que ajudarão você a organizar o tamanho do texto do seu blog em camadas, adicionando hierarquia de informação. Isso auxilia na identificação dos textos pelos buscadores e também facilita a compreensão pelos leitores. Além disso, quanto mais hierarquizado e bem estruturado o texto, não importa o tamanho do conteúdo, a experiência (principalmente mobile) será melhor de ler.
Tags P(texto), B(bold), I(itálico) e A(links)
Essas tags vão destacar os trechos do texto do blog que contenha palavras-chave, sinônimos, e palavras em outros idiomas, além de marcar expressões-chave ou palavras- chave com links que podem ser internos (aqueles que mantém a navegação dentro do site) ou externos (aqueles que levam o leitor para um site externo). Lembre-se que os dois tipos de links são importantes para sua estratégia de SEO.
Palavras-chave, Expressões-Chave e Sinônimos
Esses itens são fundamentais durante toda a extensão do texto do seu blog. Você já deve ter ouvido falar na repetição das palavras-chave como forma de otimizar o conteúdo para os buscadores. É importante que você saiba que, apesar de ser verdade, a repetição deve ser feita com critérios. Neste ponto, o tamanho do conteúdo influencia diretamente, pois, em vez de limitar quantidade de palavras-chave, sinônimos ou expressões-chave, vamos determinar uma porcentagem de repetição.
Essa porcentagem é conhecida como Densidade de Palavra-chave. Não há um valor exato, mas o excesso de repetição é passível de punição por parte dos buscadores. Por tanto podemos estipular uma densidade próxima de 5%. Pode ser um pouco maior para o caso de utilizarmos uma palavra-chave e dividir a repetição com mais 2 ou 3 sinônimos.
Parágrafos e Blocos de Texto
Parágrafos e blocos de texto podem ser conceitos inofensivos. Mas, quando se trata de definir o tamanho do texto ideal para o blog fazem todo o sentido. à medida que você for praticando a escrita otimizada para textos web, vai perceber que há uma facilidade em saber quando o texto está mais ou menos fácil de compreender. Imagine a seguinte relação:
- Palavras formam Linhas de Texto;
- Linhas de Texto formam Parágrafos;
- Parágrafos formam Blocos de Texto;
- Blocos de Texto formam Conteúdos;
Levando em consideração essa relação, podemos dimensionar os textos de maneira que você possa criá-los otimizados tanto para Desktop quanto Mobile. Estabelecendo como padrão uma tela de navegador desktop com 1024px de largura e uma média de tela de smartphone na vertical, teremos como base: 5 linhas de texto no desktop equivalem a 15 linhas no smartphone.
São apenas números aproximados, o número de linhas também pode variar de acordo com a quantidade de palavras-chave e com o tamanho e padrão da fonte utilizada. Porém, partindo dessa premissa, à medida que for gerando seu conteúdo já terá ideia do tamanho do texto do blog. Para cada 3 parágrafos com 5 linhas cada, podemos definir que temos um bloco de texto.
Proporcionamos o texto como padrão básico, mas isso pode variar dependendo de cada assunto. Ou até mesmo da necessidade de subdivisões ou itens organizados em bullets. A seguir, você verá estes conceitos aplicados nos diversos tipos e tamanhos de texto dos blogs.
Composição dos Textos para Blog
1 – TEXTO DE CONTEÚDO ESTRUTURAL
O Conteúdo estrutural é um tipo de texto para blog ou site que tende a ser mais denso em termos de assuntos abordados, porém menos explicativo. Ou seja, ele aborda assuntos mais gerais e distribui o leitor para interesses mais específicos. Seja através de conteúdos acessórios ou páginas de tráfego ou links externos, os conteúdos estruturais são aqueles que consolidam o posicionamento do site, em relação ao assunto de que tratam de forma feral. São excelentes páginas para indexar, apesar de exigirem um esforço maior para encontrar as palavras-chave corretas. Pela quantidade de assuntos passíveis de serem abordados, permitem atingir o tamanho ideal de texto para blog mais facilmente.
Tamanho do Texto:
De 1.500 a 3.000 Palavras (média de 2.250 palavras).
Exemplo de Como Estruturar este Tipo de Texto no Blog
- Densidade de Palavras-chave em torno de 5%
- 1 Tag H1 com palavra-chave e um parágrafo de 5 linhas
- 1 Tag H2 com palavra-chave
- 2 Tags H3 com sinônimos e um parágrafo para cada uma
- 1 Parágrafo de Conclusão
Este é apenas um modelo de divisão, para que você tenha compreensão de como estruturar seu texto dentro do tamanho do conteúdo a ser criado. Consideramos a média de 2250 palavras geraria em torno de 4 parágrafos de 5 linhas. Então separamos pelas Tags em um parágrafo, um bloco de texto com dois parágrafos e uma conclusão. Se preferir, você pode montar um esquema simples (separando pela quantidade de parágrafos separados por alguma tag – h1, h2,h3 etc): 1 + 2 + 1.
2 – TEXTO DE CONTEÚDO DE TRÁFEGO
O Conteúdo de Tráfego é um texto voltado para as buscas e sua origem está nas palavras-chave com potencial de atrair tráfego orgânico. Portanto, o assunto a ser abordado é mais uniforme, o que facilita a otimização do texto. O tamanho desse tipo texto é parecido com o Conteúdo Estrutural, mas a hierarquia exige um pouco mais de estratificação.
Tamanho do Texto:
De 1.500 a 3.000 Palavras (média de 2.250 palavras).
Exemplo de Como Estruturar este Tipo de Texto no Blog
- Densidade de Palavras-chave em torno de 5%
- 1 Tag H1 com palavra-chave e um parágrafo de 5 linhas
- 1 Tag H2 com palavra-chave e 1 parágrafo
- 1 Tag H2 com palavra-chave
- 2 Tags H3 com sinônimos (dentro da H2 sem parágrafo) e um parágrafo para cada uma
Apesar deste conteúdo ter o mesmo tamanho de texto do item anterior, estruturamos de outra forma para dividir os assuntos entre mais Tags de destaque. Lembre-se que nosso modelo é apenas uma forma de ilustrar a estruturação do texto. O que importa, de fato, é você perceber que não existe um tamanho de texto para blog que seja específico. O que vale é a estrutura básica, a informação a ser passada e uma quantidade razoável de palavras, capaz de gerar interesse e transmitir uma informação de forma consistente.
3 – TEXTO DE CONTEÚDOS ACESSÓRIOS
O Conteúdo Acessório é um conteúdo secundário. Ele não é feito para a busca orgânica mas, ainda assim, deve ser otimizado para a palavra-chave mais relevante para o conteúdo a ser explicado. Esses tipo de texto são colocados como suporte para aprofundar a navegação e explicar conceitos mais aprofundados, sem deixar os textos estruturais ou de tráfego tão longos.
Tamanho do Texto:
De 600 a 1.000 palavras (média de 800 palavras).
Exemplo de Como Estruturar este Tipo de Texto no Blog
- Densidade de Palavras-chave em torno de 5%
- 1 Tag H1 com palavra-chave e 2 parágrafo
O tamanho destes textos é bem reduzido em relação aos outros pois ele explica um ou outro conceito. Ao contrário de outros textos que abordam um ou mais assuntos mas estruturando uma explicação que exige explicações acessórias. Neste caso, o tamanho do texto é adequado para explicar algo que seja importante mas não primordial que deva aparecer no texto principal.
4 – TEXTO DE POSTAGENS DE FEED
As postagens de feed são tipos de textos para blogs que são gerados com mais frequência. Nem sempre são os textos principais para audiência orgânica. Geralmente são feitos para reter a audiência e gerar recorrência do acesso. Também devem ser otimizados para serem indexados pelo Google para uma busca de cauda longa.
Tamanho do Texto:
De 600 a 1.000 palavras (média de 800 palavras).
Exemplo de Como Estruturar este Tipo de Texto no Blog
- Densidade de Palavras-chave em torno de 5%
- 1 Tag H1 com palavra-chave e 1 parágrafo
- 1 Tag H3 com sinônimos e 1 parágrafo
O tamanho do texto de feed é parecido com o texto acessório. A estrutura pode ser parecida, ou totalmente diferente. Vai depender muito da mensagem a ser transmitida e do formato escolhido.
Exemplo Prático do Tamanho de Textos para Blog
O texto deste artigo, por exemplo, tem aproximadamente 1700 palavras. Embora esteja abaixo da média dos conteúdos de tráfego e estrutural, ele está dentro das métricas mínimas de 1.500 palavras. Os parágrafos estão divididos em blocos hierarquizados e separados entre heading Tags, para destacar os temas e assuntos abordados.
O exemplo visual deste e outros posts disponíveis no site, dão uma boa ideia de como pode ser variada a estruturação dos artigos. Além disso, a diversidade ilustra como podem ser diferentes e imprecisos os padrões de tamanho de textos para blogs. Por isso, sempre ressaltamos que é uma base para que você descubra qual o melhor formato para o perfil do seu site ou blog.