Conheça as Principais Vantagens do Marketing de Busca SEM de Forma Clara e Objetiva.

O SEM (Search Engine Marketing) na sigla em inglês é uma ferramenta de marketing já estabelecida. Utilizado com regularidade a pelo menos 15 anos, o marketing de busca se consolida como um dos principais ativos da Internet.

Diferente do marketing nas redes sociais, a natureza do marketing de busca está no contexto. Como o nome diz, é um marketing ligado à busca. Ou seja, quando o usuário realiza uma busca ele abre uma oportunidade aos anunciantes.

O Marketing de busca pode ser dividido em duas áreas: SEM e SEO.

O objetivo deste post não é explicar as duas formas. Nosso foco será somente no SEM. Porém vamos diferenciá-las pois elas coexistem e são estratégias complementares.

SEM (Search Engine Marketing)

É também conhecida como busca paga. São os famosos anúncios que podem ser feitos em diversas plataformas como Google Ads, Bing Ads e outros.

Esses anúncios são apresentados a buscas relacionadas aos termos indicados pelos anunciantes. E aparecem nos buscadores ou então em sua rede de parceiros.

O SEM pode ser realizado em todas as fases da jornada do consumidor. Mas também serve como ferramenta de final de funil de vendas geradora de alta conversão. Além disso, o SEM também pode ser utilizado para a divulgação de conteúdos relevantes, através de anúncios.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO faz parte das estratégias de marketing de busca. Seja para atrair o tráfego orgânico ou para recebê-lo. Mas também o SEO otimiza as páginas para receber o tráfego gerado pelo SEM. Já que também compreende a usabilidade, tempo de carregamento de páginas, destaque de palavras-chave etc como itens essenciais.

Focado no tráfego orgânico, o SEO atua em todas as fases da jornada do consumidor. Mas faz bastante sentido também como um ativo nas campanhas de Branding e principalmente nas fases de descoberta e consideração.

Qual a Principal diferença entre SEO e SEM?

Toda a escalada de estratégias de conteúdo pode ser realizada com SEO, SEM ou as duas ferramentas. Mas a principal diferença é quanto à aquisição do tráfego. O SEO trata do tráfego orgânico, o SEM trata do tráfego Pago.

Quais as Principais Vantagens do SEM?

Entre as principais Vantagens do Marketing de Busca SEM podemos destacar:

  • Faça Você Mesmo
  • Baixo Custo
  • Alta Taxa de Retorno
  • Altos Níveis de Segmentação
  • Monitoramento em Tempo Real
  • Facilidade de Otimização
  • Resultados a Curto Prazo
  • Facilidade de Anunciar em Tendências de Busca

Devemos considerar as vantagens do SEM em relação às mídias tradicionais e também em relação ao SEO. Embora, com relação a essa última, seja uma estratégia complementar. Por isso, vamos explicar as vantagens, uma a uma, e indicar em relação a quais outras estratégias se faz mais importante.

Não estamos considerando, para efeito de comparação, as estratégia de marketing de redes sociais. Consideramos que têm características distintas das buscas realizadas em buscadores.

Faça Você Mesmo

O Marketing digital representa um marco no marketing mundial. Seja pela sua natureza tecnológica seja pela facilidade com que pode se implantado. Entre as suas principais características está o grande mercado de ferramentas para iniciantes que pode fazer toda a diferença para incluir pequenos negócios nos mercados anunciantes.

Por isso uma das vantagens do marketing de busca SEM é o “Faça Você Mesmo”. Além das ferramentas de anúncios intuitivas e repletas de insights, não faltam tutoriais em texto e videos. Junte-se a isso os presets das ferramentas e os insights gerados automaticamente. Pronto, o anunciante que não tem o menor conhecimento pode tirar proveito do grande mercado do marketing de busca.

Essa é uma das principais vantagens do marketing de busca SEM em relação às Mídias tradicionais. Pois depende de pouca estrutura para implantar campanhas e criar os anúncios.

Baixo Custo

Entre tantas vantagens do marketing de busca SEM o custo é uma característica decisiva em relação às mídias tradicionais e ao SEO. Já que demanda menos tempo, e a criação pode ser feita sem necessidade de grandes produções de conteúdo.

Uma campanha de TV pode até apresentar um custo por mil mais barato. Mas o custo total para que um anúncio gere mais resultado, inviabiliza a utilização da ferramenta por parte dos menores anunciantes. Por isso, o custo por clique ou um custo por mil mais segmentado representam atrativos excelentes para o SEM.

Ainda sobre o custo, o fato de ser uma ferramenta para todos, interfere no custo. Ou seja, o faça você mesmo também impacta no custo total das campanhas. Veja aqui como calcular o quanto gastar na campanha.

Alta Taxa de Retorno

A alta taxa de retorno é representada pela taxa de conversão. Ela pode ser customizada e também ser o objetivo de marketing principal da campanha de SEM. Como as ferramentas permitem diversas funcionalidades e combinações, o SEM, quando bem trabalhado, pode trazer altas taxas de ROI.

Uma das vantagens do marketing de busca SEM é a possibilidade de criar uma campanha com foco em conversão. Ou seja, a inteligência artificial vai mostrar os anúncios para o cliente com maior chance de realizar uma ação desejada.

Quanto mais otimizada for a campanha e maior tempo de análise para o aprendizado de máquina, maiores serão as taxas de retorno. Essa taxa de conversão dificilmente será alcançada pelas campanhas de mídia tradicional com tanta otimização de tempo e custos. Especialmente quando o anunciante está trabalhando na fase de compra da jornada do consumidor.

Altos Níveis de Segmentação

Outra dentre tantas vantagens do marketing de busca SEM é a alta possibilidade de segmentação. As campanhas de SEM permitem uma multiplicidade de combinações estratégicas, criação de anúncios dinâmicos, posicionamentos automáticos de anúncios quando a chance de conversão for maior etc.

Imagine que você pode oferecer um tipo de anúncio para cada localidade, em cada dia da semana, durante o dia. E também trocar toda a gama de anúncios para o período da noite. Você também tem a chance de criar uma campanha segmentada apenas para aqueles usuários que já acessaram seu site.

Enfim, são combinações intermináveis que podem segmentar as suas campanhas para cada necessidade do seu negócio e cada momento do seu público. Além disso, as tradicionais segmentações Geográficas, Sócio-Econômicas e por faixa etária também estão lá.

Você também pode escolher em qual ferramenta seus anúncios aparecerão, para qual público e em qual canal do youtube, blog, ou video você quer mostrar a sua mensagem. Isso sem contar as segmentações de afinidade. Onde mais você encontraria todas essas possibilidades? Difícil dizer hein!

Monitoramento em Tempo Real

Visualizar seus resultados em tempo real não tem preço! Imagine acessos de seu site e também os custos e cliques gerados em suas campanhas sendo acompanhados momento a momento. Além disso, poder alterar ou pausar anúncios que geram cliques caros e sem conversão, antes que eles consumam toda a verba.

Estas e outras tantas possibilidades estão entre as vantagens do marketing de busca SEM. Que tem entre suas regras gerar o maior grau de optimização possível.

Facilidade de Otimização

A Otimização está entre as principais vantagens do marketing de busca SEM. Como o nome já diz, ela aperfeiçoa as ações e isso se reflete em todas as outras vantagens apresentadas pelo SEM. A otimização é um dos pontos-chave para que a melhora na lucratividade da campanha seja percebida.

Em relação às mídias tradicionais, tanto a otimização quanto o monitoramento são ativos insuperáveis das campanhas de SEM.

Resultados a Curto Prazo

Se juntarmos todas as vantagens do marketing de busca SEM veremos que elas se complementam. Com os resultados isso fica mais evidente. Como você pode escolher em qual fase da jornada vai atuar e quais palavras quer mostrar seu anúncio, fica mais fácil gerar retorno rápido.

Imagine que você tem produtos de baixo custo que podem ser vendidos na internet. Você pode criar uma campanha já, e começar a vender ainda hoje. Amanhã pode ter dados suficientes para desligar alguns anúncios e ativar outros e novas palavras-chave.

Imagine que no prazo de uma semana possa ter gerado tantos acessos que consegue até mesmo compreender quais horários são mais vantajosos. Pois é assim que se traz resultados a curto prazo, mas também otimização, redução de custos e aumento da lucratividade.

Difícil é imaginar outras mídias gerando essa capacidade de melhorar diariamente seu plano de marketing.

Facilidade de Anunciar em Tendências de Busca

Um dos maiores diferenciais e uma das principais vantagens do marketing de busca SEM são os anúncios de oportunidade. Como é fácil gerir os orçamentos e também alterar, adicionar, pausar e excluir campanhas. O SEM permite a criação de anúncios de oportunidade baseado em tendências de busca mapeadas pelo próprio usuário.

Utilizando as ferramentas de palavras-chave e mesmo o Google Trends você pode identificar aumentos repentinos ou mesmo redução de buscas para determinadas palavras ou tópicos. Isso ajuda você a manter suas campanhas com as palavras-chave mais atuais para obter o melhor do Marketing de Busca.

Considerações Finais sobre as Vantagens do Marketing de Busca SEM

As buscas, sejam elas orgânicas ou pagas, podem gerar um potencial enorme para sua marca. Procure equilibrar os investimentos em cada uma das opções. Mas leve em consideração as vantagens do SEM para montar suas campanhas a partir desses benefícios.

Utilize o conhecimento a seu favor. Se você não tem dados de acesso de seu site ainda, pense no SEM para gerar tráfego a curto prazo. Se você tem dificuldades de gerir retorno sobre investimento, encontre no SEM a chance de aprender a controlar o ROI.

Veja que cada uma das vantagens do marketing de busca SEM pode representar uma solução para cada uma das suas dificuldades. Muito além de serem fatores de decisão na hora de encontrar o melhor veículo de comunicação, os itens descritos acerca do SEM são ferramentas poderosas.

Todo empreendedor precisa de boas ferramentas para trabalhar. Sejam eles pequenos, médios ou grandes. Vá em frente e comece ainda hoje a sentir o quanto as campanhas de marketing de busca SEM podem ser vantajosas.

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