Como Fazer Palavras-Chave?
As palavras-chave fase parte de uma boa estratégia de marketing digital, tanto para otimizar site e conteúdo, quanto para campanhas de links patrocinados. Compreender o processo para fazer palavras-chave é imprescindível para criar uma boa otimização satélite para o site, bem como criar conteúdos únicos para cada tipo de palavras-chave ou expressão.
Para aprender como fazer palavras-chave você precisa entender alguns conceitos simples. Eles vão facilitar a montagem das palavras-chave, uma vez que proporcionam uma dimensão visual do processo. Além disso, facilitam a montagem de uma tabela para uma multiplicação cruzada das palavras-chave.
Qual a Diferença entre Palavra-Chave e Expressão-Chave?
A palavras-chave é a palavra propriamente dita. No caso do marketing digital, podem ser compostas de três partes básicas em seu a estrutura. As expressões-chave são palavras-chave compostas, quase frases completas. Por exemplo: a palavra-chave é “Aluguel de Casas” e a expressão-chave pode se “Aluguel de Casas para Temporada em Ilhabela”.
Dentro deste contexto, podemos notar que as palavras-chave podem ser amplas, mas atuam em todas as fases da jornada do consumidor, ao passo que as expressões-chave podem restringir bastante os resultados de busca e podem indicar uma necessidade muito específicas. Cada uma delas é importante e deve ser adicionada à sua estratégia de palavras-chave.
Qual a Estrutura Básica das Palavras-Chave?
As palavras-chave possuem 3 elementos:
- Prefixo – é a parte anterior das palavras-chave.
- Sufixo – é a parte final das palavras-chave.
- Radical – O Radical é a parte principal, o núcleo das palavras e expressões-chave.
Veja como Ficam as Palavras:
1 – Radical
2 – Prefixo + Radical
3 – Radical + Sufixo
4 – Prefixo + Radical + Sufixo
Passo a Passo de Como Fazer as Palavras-Chave
Realizar uma busca de palavras-chave nas ferramentas disponíveis como a disponível no Google Ads é um dos primeiros passos para escolher palavras relevantes para seu site, que estejam sendo buscadas. Ali você terá uma noção das sugestões de palavras e expressões. Além disso, sua conta no Search Console pode ajudar a buscar oportunidades perdidas. Porém, isso pode não ser suficiente, neste caso, vamos sugerir um passo a passo para você aprender a fazer palavras-chave como os profissionais do marketing digital fazem.
Para explicar o mecanismo de formação das palavras-chave vamos utilizar o exemplo de uma marcenaria que deseja otimizar seu site para oferecer seus serviços. Vamos levar em consideração que a empresa é bem posicionada para a palavra-chave “marcenaria” e quer ampliar sua competição. Atuando na fase de consideração e decisão da jornada de busca.
- Escolha o Radical
Para escolher o radical, vamos imaginar qual o tipo de palavra-chave indica o que queremos oferecer. Seguindo o exemplo proposto da Marcenaria, vamos selecionar como radical a palavra-chave: móveis planejados.
- Escolha os Sinônimos do Radical
Além do radical, devemos escolher alguns sinônimos para ampliar as possibilidades de atingir o público nas diversas fases, reduzindo as oportunidades perdidas, que poderão ser recuperadas mais adiante. O sinônimos para efeito de busca podem ser: cozinhas planejadas, dormitórios planejados, ambientes planejados. Estas palavras são consideradas sinônimos pois referem-se ao mesmo tipo de produto. Os Móveis planejados podem ser para diversos “ambientes” como “cozinhas”, “dormitórios” etc.
- Escolha o Prefixo
Os prefixos podem ser escolhidos de acordo com o qualificador da fase da jornada que desejamos. Fase de consideração: “Melhores Empresas” e “Melhores Projetos”. Fase de compra: “Comprar”, “Orçamento” e “Fazer”.
- Escolha o Sufixo
Como nosso exemplo tem a ver com um negócio local, vamos concentrar nossos sufixos na localização. Vamos considerar que a cidade é São Paulo, logo teremos como sufixo: “São Paulo”.
- Faça Uma Tabela
As palavras-chave devem ser organizadas em uma tabela para facilitar a escolha e vizualização.
Prefixo | Radical | Sufixo |
---|---|---|
Melhores Empresas | Móveis Planejados | São Paulo |
Melhores Empresas | Cozinhas Planejadas | São Paulo |
Melhores Empresas | Dormitórios Planejados | São Paulo |
Melhores Empresas | Ambientes Planejados | São Paulo |
Melhores Projetos | Móveis Planejados | São Paulo |
Melhores Projetos | Cozinhas Planejadas | São Paulo |
Melhores Projetos | Dormitórios Planejados | São Paulo |
Melhores Projetos | Ambientes Planejados | São Paulo |
Comprar | Móveis Planejados | São Paulo |
Comprar | Cozinhas Planejadas | São Paulo |
Comprar | Dormitórios Planejados | São Paulo |
Comprar | Ambientes Planejados | São Paulo |
Orçamento | Móveis Planejados | São Paulo |
Orçamento | Cozinhas Planejadas | São Paulo |
Orçamento | Dormitórios Planejados | São Paulo |
Orçamento | Ambientes Planejados | São Paulo |
Fazer | Móveis Planejados | São Paulo |
Fazer | Cozinhas Planejadas | São Paulo |
Fazer | Dormitórios Planejados | São Paulo |
Fazer | Ambientes Planejados | São Paulo |
- Verifique o Sentido e Elimine as Composições Ruins
Leia e releia as palavras-chave para verificar se fazem sentido ou se a composição está ruim há muita repetição. Elimine as composições que ficaram ruins e atualize a lista.
- Teste as Palavras no Google
Chegou a hora de testar as palavras-chave no Google para verificar os resultados. Lembre-se de analisar quais os resultados são mostrados para cada uma das buscas e também olhar se há anúncios ativados para aquelas buscas. Vamos lembrar do exemplo da marcenaria, como é um negócio local, o ideal é que os resultados gerados pelas palavras-chave tem a ver com um negócio local ou oferta de serviços presentes nos radicais e sinônimos das palavras que criamos.
Pratique a Criação de Palavras-Chave
Essas técnicas profissionais de criação de palavras-chave são apanhas parte do processo de otimização de conteúdo, sites e campanhas, mas ainda existem outros itens a serem levados em consideração. Você deve considerar nesta equação a fase da jornada de busca, a natureza do negócio, a competição pelas palavras-chave, o custo do clique, os tipos de correspondência de palavra-chave etc. Mas não se preocupe, é uma atividade que você vai aperfeiçoar com o tempo. A prática vai trazer maior agilidade para criar as palavras e expressões, e habilidades para identificar rapidamente as que são irrelevantes.
1 Comentário