Entenda a Importância dos Links Internos para a Navegação do Site e Seu Impacto na Estratégia de SEO.

Os links internos já fazem parte do ideário das pessoas que trabalham com marketing digital e SEO. Sua relevância ganha contornos mais fortes a cada nova descoberta de como eles podem afetar positivamente sua estratégia de SEO. Para entender a importância dos Links Internos devemos compreender o que são e para que servem. Além disso, devemos posicionar você sobre o que eram links internos antes da popularização das estratégias de SEO e o que se tornaram após.

Em seguida, vamos explicar a importância prática que eles têm para as estratégias de SEO e como podem aumentar a relevância do site para os buscadores, através das métricas de navegação que indicam boa experiência ao usuário.

O Que São Links Internos?

Podemos Dividir os Links Internos em duas partes:

Antes do SEO

Links internos antes to SEO eram apenas links de navegação que abriam as páginas dos sites para levar os leitores de um assunto a outro. O que podia ser inexistente em um site que contava apenas com uma homepage e nada mais. Muito provavelmente, nesse padrão de site, você não encontraria links durante o conteúdo. Apenas os clássicos menus em texto. Além, é claro, de um link para envio de email que ficava, geralmente, no rodapé da página.

Depois do SEO

Com a chegada das técnicas de SEO os links internos passaram a ser muito mais que menus. Eles foram incorporados aos conteúdos como forma de incrementar a navegação e reafirmar a relevância do Site, com relação ao conteúdo a que se propõe explicar. A importância dos Links Internos passou a ser muito maior, pois foram incorporados ao planejamento de criação do site e tornaram-se fundamentais para qualquer estratégia de SEO.

Qual a Importância dos Links Internos?

Os links internos são parte da estratégia de navegação do site. Como os conteúdos tendem a ser bastante extensos quando falamos em Marketing Digital, os links internos passaram a ser uma forma de adicionar acessórios ou apêndices, como aquelas notas de rodapé dos livros. Porém, ao contrário dos livros, os links internos abrem novos conteúdos e seguem aprofundando a navegação.

importância dos Links Internos se dá por diversas razões, mas a mais importante delas tem a ver com a relevância do site. Imagine que um usuário chega ao seu site via SERP (página de resultado de busca) para uma determinada palavra-chave. A página de pouso tem um tempo médio de retenção de 1 minuto, mas possui 4 links internos para expansão de conteúdo, abrindo frente para páginas otimizadas. Cada uma possui uma palavra-chave específica, com tempo médio de leitura de 1 minuto também.

A esta altura, se o seu conteúdo é relevante para todas as palavras-chave que você definiu, teremos um total aproximado de 5 minutos de permanência no site com média de 5 páginas por sessão. Ou seja, aquele desenho de navegação feito no planejamento do site está funcionando.

Planejamento de Links Internos

Os links internos devem ser planejados para tornar mais fluida a navegação do site e também para oferecer o máximo de aprendizado, de acordo com as melhores técnicas para escrever conteúdos. Links internos não são apenas uma forma de manter seu usuário dentro de seu site, partindo da premissa de que: O Conteúdo é o Rei, você deve programá-los para oferecer o maior aprendizado relevante, desde que tenha a ver com o assunto a ser esgotado, conforme os conceitos de otimização satélite do site.

Como os Links Internos Influem no SEO?

Os links internos mostram ao buscadores quão profunda pode ser a sua navegação e quão relevante pode ser seu conteúdo. Eles também ajudam a distribuir autoridade a suas páginas para sublinks que podem subir também nos resultados de busca. Caso sua página consiga distribuir bem a própria autoridade.

Lembre-se de que os algoritmos tendem a entregar nas SERPs resultados mais alinhados à previsão daquilo que o usuário provavelmente está buscando. Ou seja, os resultados de busca entregues são aqueles que geram maior interesse dos usuários. Podemos imaginar, embora não haja uma resolução definitiva, que, com base em históricos de busca e profundidade de navegação, os algoritmos tendem a entregar nos primeiros lugares da busca aqueles conteúdos que geram mais profundidade na anvegação.

Neste aspecto, podemos ver a verdadeira importância dos Links Internos levando em conta que o conteúdo é o rei. O Algoritmo vai verificar os dados históricos, portanto, imagine que sua página tem 1 minuto de permanência e aquelas internas têm 1 minuto de permanência média também. Porém, o tráfego gerado pela página de pouso originária está gerando uma média de apenas 15 segundos nas páginas indexadas pelos links internos. Logo, podemos imaginar que o algoritmo vai considerar nossa página menos relevantes que outras.

Isso porque os links internos indicam um aprofundamento de conteúdo relacionado, mas, a partir do momento que não sejam relevantes, os buscadores podem deixar de entregar suas páginas nos resultados de busca, em detrimento de outras páginas cujos links internos geram experiências melhores.

Veja que falamos apenas da importância dos Links Internos, mas existem, obviamente, muitos outros aspectos que influenciam na qualidade da página. O essencial é que você perceba que os links internos das páginas devem manter o usuário dentro de seu site, circulando por conteúdos relevantes, desde que sejam afeitos à busca que originou o acesso. Isso é extremamente importante para que você possa identificar os pontos a serem melhorados no site.

Não adianta colocar links internos que direcionam seus usuários para conteúdos irrelevantes para a busca, pois isto gera rejeição na página e, consequente, perda de autoridade. Por isso a atenção ao conteúdo é tão importante para o marketing digital e uma das grandes ferramentas para otimizar seu conteúdo é a utilização de links internos. Usá-los com sabedoria é imprescindível.

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