Mobilidade, Consumo e Sustentabilidade: o Drive do Futuro
Pesquisa do Google revela tendências de consumo e aproximação entre diferentes setores da economia.
Em recente artigo publicado, o ThinkWithGoogle compartilhou dados de uma pesquisa que revelaram uma incrível convergência entre o setor automotivo e o setor de viagens.
A pesquisa apontou que a forte tendência de retomada das viagens – por parte dos consumidores – , está também ligada a um deslocamento de até 250km, que aumentou em torno de 156% no interesse. Esses dados podem gerar um drive para a indústria automotiva, que vai buscar atender a esta demanda de deslocamentos curtos.
Segundo a pesquisa, o perfil de consumidores que pretendem retomar as viagens – mais informados, conscientes e exigentes – é muito semelhante aquele que pretende comprar um carro novo.
Cerca de 65% das pessoas que pretendem trocar de carro tem alto poder aquisitivo.
Isso abre caminho para a indústria automotiva oferecer carros mais tecnológicos, mais eficientes e muito mais sustentáveis.
É sabido que esses produtos têm alto valor agregado e isso se reflete nos preços. Também é verdade que essa demanda é altamente lucrativa. Pois os consumidores de alto poder aquisitivo podem estar dispostos a desembolsar quantias maiores para adquirir ou usufruir de produtos e serviços, que se mostrem opções mais sustentáveis.
Esse Drive se reflete também no setor de viagens. Seja em renovação de frota ou serviços de deslocamento em geral – que dependem do mix de oferta da indústria automotiva -, o DNA da sustentabilidade nos processos e nos produtos deve estar presente. Especialmente naquelas empresas com ofertas mais premium.
As iniciativas sustentáveis adotadas pelas Companhias podem ser um passo fundamental para um novo capítulo da economia. As experiências sustentáveis, cada vez mais frequentes, serão o drive que dará escala à economia verde.
A multiplicação dessas iniciativas a partir da indústria automotiva, que é das grandes forças de tração do mercado, pode alavancar a sustentabilidade em uma escala que permita a redução de custos e a transformação da economia.
Que parte de um ideal, para um valor real e percebido por toda a cadeia produtiva e de consumo, permitindo que os consumidores de menor poder aquisitivo possam usufruir dos benefícios de produtos mais sustentáveis, mais eficientes e tecnológicos.
Fonte: ThinkWithGoogle