Conheça essa Técnica que Pode Ajudar você a Criar um Site Otimizado para Ter Altas Taxas de Salto e Retenção.
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Otimização Satélite de Sites

Existem diversas técnicas para você aplicar na hora de planejar a construção de seu site. Tantas outras para desenhar o fluxo de seu site para que ele seja otimizado. A otimização satélite é uma delas. Com essa técnica de criação de site você poderá organizar melhor seus conteúdos e alavancar sua taxa de saltos e manter a retenção da audiência.

otimização satélite vai dar uma visão simplificada do processo de navegação possível. Ficará mais fácil de você saber o volume de conteúdo inicial necessário para lançar seu site, e indexar um bom número de páginas já na largada.

Quais os Objetivos Principais da Otimização Satélite?

  • Profundidade de Navegação
  • Aumento da Duração Média da Sessão

Quais os Pilares da Otimização Satélite?

  • Index
  • Páginas Principais
  • Conteúdos Acessórios
  • Páginas de Tráfego
  • Links Internos x Links Externos

Esta é a estrutura básica da técnica de otimização satélite para criação de sites. Quando falamos em pilares, estamos nos referindo ao desenho inicial do site que você vai criar para começar a definir o conteúdo. De modo a facilitar a compreensão, vamos utilizar um modelo fictício, ou seja, vamos criar uma estrutura a partir de um exemplo. Após a explicação dos conceitos, você poderá começar ainda hoje a desenhar seus projetos de site sem dificuldades.

O conceito de Otimização Satélite é bastante simples e realmente ajuda a construir uma boa estratégia de navegação para seu site ter uma boa taxa de salto e consiga boa retenção da audiência. Após a explicação dos conceitos, você poderá começar ainda hoje a desenhar seus projetos de site sem dificuldades. Pois o conceito é bastante simples e realmente ajuda a construir uma boa estratégia de navegação para seu site ter uma boa taxa de salto e consiga boa retenção da audiência.

A estrutura do site deve levar em consideração o tipo de negócio e as palavras-chave relevantes para equilibrar o que é relevante e a necessidade de informação da audiência alvo. Você deve olhar os concorrentes para ver como eles apresentam as informações e identificar os pontos fracos dos sites e conteúdos deles. Além disso, é importante escolher ou fazer palavras-chave pelas quais se possa concorrer pelo clique, além de identificar oportunidades em correspondências de palavras-chave que os concorrentes não utilizaram.

Como Fazer a Otimização Satélite na Prática?

Vamos ao Exemplo Prático da otimização satélite. Vamos imaginar que queremos construir o site otimizado de uma marcenaria. Considerando que fizemos uma boa busca de palavras-chave de acordo com a estrutura de serviços da marcenaria, conseguimos definir a estrutura básica dentro dos pilares da otimização satélite referidos anteriormente. Nesta estruturação não faremos layout, apenas definiremos: estrutura de páginas, assuntos, menus e artigos.

Desenhando a Navegação Passo a Passo

1 – Index

Definimos que a palavra-chave “Marcenaria” será a base da otimização da página inicial. Então partimos para a estruturação do conteúdo para fazer a página inicial otimizada para a palavra-chave escolhida, mas também, para que ela seja uma vitrine dos outros assuntos do site.

2 – Páginas Principais

Significa que as páginas principais serão:

  • Empresa: Com foco na palavra-chave de Branding, ou seja, otimizada para as buscas pelo nome da empresa.
  • Móveis Planejados: página otimizada para as buscas pela palavra “móveis planejados”.
  • Cozinhas Planejadas: página otimizada para as buscas pela palavra “cozinhas planejadas”.
  • Escritórios Planejados: página otimizada para as buscas pela palavra “escritórios planejados”.

Definimos que o Item “Contato” não terá uma página, será apenas um link para envio de email.

3 – Conteúdos Acessórios

Com base em nossas pesquisas de palavras-chave, encontramos oportunidades em palavras-chave derivadas das páginas principais, exceto para a página Marcenaria. Definimos 2 páginas com conteúdo acessório para cada palavra-chave.

  • Móveis Planejados: Página otimizada para palavra-chave “Móveis Planejados de Madeira” e Página para “Móveis Planejados de MDF”.
  • Cozinhas Planejadas: Página otimizada para palavra-chave para “Cozinhas Planejadas Pequenas” e Página para “Cozinhas Planejadas de Apartamentos”.
  • Escritórios Planejados: Página otimizada para palavra-chave para “Escritórios Planejados Consultoria” e Página para “Escritórios de Advocacia Planejados”.

4 – Páginas de Tráfego

Identificamos oportunidades para adquirir tráfego orgânico para as palavras-chave: “móveis planejados em são paulo”, “fazer móveis planejados para apartamentos”, “orçamento de cozinhas planejadas online”. Neste caso, teremos mais 3 páginas a adicionar ao site. Porém elas não farão parte da navegação normal. elas são páginas buscáveis com foco em aquisição de tráfego, também são chamadas de “páginas de pouso”. Mas não necessariamente estão dentro da navegação natural do site. Estas páginas também devem ser pensadas para ter artigos passíveis de backlinks em outros sites pelo conteúdo de qualidade.

Geralmente são páginas com artigos mais densos com mais de duas mil palavras com um conteúdo relevante e bastante explicativo. Destas páginas podem ser gerados novos conteúdos acessórios, além de links internos e externos.

5 – Links Internos x Links Externos

Os Links Internos vão levar a navegação da index para as páginas secundárias. Das secundárias para os conteúdos acessórios ou para páginas de tráfego e destas para dentro de outro assunto no site, de forma a tornar a navegação cíclica, indo de um assunto a outro. Os Link Externos farão parte das páginas de tráfego (preferencialmente) e levarão tráfego para outros sites com conteúdo correlato e relevante. Para explicar detalhes que são desnecessários para as nossas páginas ou palavras-chave, de acordo com o perfil de nosso site.

Por exemplo: identificamos que há muita busca pela palavra-chave “tipos de puxadores para armários planejados”. Embora seja um assunto que tem a ver como nosso conteúdo, não é relevante, pois foge aos serviços que vendemos. Lembre-se que é uma marcenaria e o serviço é a venda de móveis planejados. Os puxadores são acessórios adquiridos em parceiros, portanto, faz mais sentido um link externo para um site que apresente diversos modelos de puxadores. Além disso, links externos também influem na qualidade do conteúdo do site, para o algoritmo.

Mapa do Site depois do Desenho Inicial

Index ↓
Móveis Planejados →
Cozinhas Planejadas →
Escritórios Planejados →
Contato

Móveis Planejados ↓
Móveis Planejados de Madeira
Móveis Planejados de MDF


Cozinhas Planejadas ↓
Cozinhas Planejadas Pequenas
Cozinhas Planejadas de Apartamentos


Escritórios Planejados ↓
Escritórios Planejados Consultoria
Escritórios de Advocacia Planejados

→ Planejados em São Paulo
→ Planejados para Apartamentos
→ Orçamento Online de Planejados

→ Móveis Planejados de Madeira
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