Como Registrar um Domínio?

BRANDING, FERRAMENTAS, SEO

O Domínio é a parte mais importante do processo para Criar um Site e melhor posicioná-los nos resultados de pesquisa. Saber escolher o domínio correto é uma forma de começar sua estratégia de SEO rumo ao sucesso. Pois através do domínio o Google começa a rastrear seu site e verificar se ele é relevante para os resultados ou buscas realizadas pelo usuário. Lembre-se que a construção do site (e isso inclui o registro do domínio é feita com base nas necessidades do algoritmo. Diferente da criação e otimização do conteúdo, que é criada com base nas necessidades dos usuários.

Mas o Que é um Domínio de Site?

O domínio é o endereço do site. Quando você digita o domínio na barra de endereços do navegador, aquele nome é equivalente a um número de IP que corresponde ao servidor onde estão guardados os arquivos, na hospedagem do site, contratada separadamente. O domínio funciona como uma máscara, quando você digita o endereço do site ele mostra apenas o nome digitado e as páginas correspondentes, enquanto você aprofunda a navegação. Isso é importante saber, pois você encontra diversos provedores de hospedagens disponíveis. Você pode mudar de hospedagem sem problemas, pois o endereço do site permanece o mesmo.

Há sempre muita dúvida sobre isso, porém, são itens administrados separadamente, embora possam estar no mesmo fornecedor. Pois você pode registrar um domínio via provedor juntamente com a hospedagem, aproveitando alguma promoção. Mas você precisa entender que o domínio é de SUA propriedade, enquanto você pagar as taxas referentes ao endereço do site. Já a hospedagem, é como o aluguel de um computador, onde os arquivos do site serão guardados.

Você pode trocar de hospedagem, fazendo backup dos arquivos, e transferindo-os para o novo servidor. Porém, o domínio só precisa ser transferido para nova hospedagem, caso você queira administrá-lo pelo provedor. Caso contrário você apenas faz novo apontamento no painel do registro.br, com os dados da nova hospedagem.

Como Escolher o Endereço do Site?

Na hora de escolher o endereço do site é importante que você tenha em mente os objetivos da empresa e como deseja trabalhar sua estratégia de SEO. Como existem muitas empresas online, é bastante provável que registrar o endereço do site seja uma tarefa de adequação. Mas não se preocupe, existem muitos recursos disponíveis para encontrar o melhor domínio para seu site.

Escolhendo o Domínio por Marca

registro de domínio por marca é quando você coloca como endereço de seu site o nome da sua marca. Você pode adicionar também uma parte do sobrenome da marca, aqueles dizeres que acompanham o logotipo.

Como essa Estratégia Impacta meu SEO?

Utilizar o nome da marca e o sobrenome ajuda na sua estratégia de branding. Mas também é muito utilizada para negócios locais. Como há muita concorrência entre empresas locais, um Registro de Domínio com nome da marca ajuda você a diferenciar-se de sua concorrência. Pois pode construir a reputação da marca, sem deixar de utilizar palavras-chave relevantes para além do nome de seu negócio.

  • Por exemplo:

Vamos registrar o domínio da Loja de Carro “Brasil Veiculos”. O endereço do site poderá ser: brasil.com.br, brasilveiculos.com.br ou veiculosbrasil.com.br para o caso do registro apenas pela marca ou marca + sobrenome.

Escolhendo o Domínio por Nicho

registro de domínio por nicho é quando você prioriza o tipo de mercado em que vai atuar. Isso não significa que o nome da marca não aparecerá. Porém, o que diferencia a escolha de domínio por nicho é o fato de que o endereço do site pode fazer parte da estratégia de criação da própria marca. Ou seja, a marca é criada já pensando numa estratégia de SEO.

Como essa Estratégia Impacta meu SEO?

Registrar o domínio baseado no nicho de mercado, além de ser uma forma de inserir as palavras-chave mais relevantes no endereço do site, é uma maneira de utilizar os recursos do Google e do Marketing Digital para criar uma marca com vocação para ser forte nos resultados de busca. Essa estratégia de registro de domínio é bastante utilizada para criação de sites de empresas de nichos de mercados consolidados, com vocação mais tecnológica e inovadora. Mas também é utilizada para empresas que atuam em âmbito mais amplo, que não se caracterizam especificamente como negócio local. Esse tipo de endereço de site tende a baixar seus custos com marketing pois atraem mais resultados orgânicos e podem conferir mais autoridade à marca.

  • Por exemplo:

Vamos registrar o domínio da Loja de Carro “Brasil Veiculos”. O endereço do site poderá ser: comerciodeveiculos.com.br ou vendadeveiculos.com.br para o caso do registro apenas pelo nicho de negócio. Ou então brasilvendaveiculos.com.br para uma estratégia de Nicho + Empresa. No caso de você optar por criar a marca a partir do registro de domínio, as alternativas seriam mais variadas e caminho seria inverso. Você compraria o endereço comprarcarrosonline.com.br e colocaria o nome da empresa de “Carros Online”.

Escolhendo o Domínio por Localização

registro de domínio por localização é quando você busca encaixar sua localização na URL (endereço do site). Muitas vezes essa estratégia é utilizada para garantir domínios com bons nomes mas de forma a posicioná-los dentro de uma praça de atuação da empresa. Pode ser combinado com outras estratégias de escolha de domínio.

Como essa Estratégia Impacta meu SEO?

Registrar o domínio com base na localização vai ajudar você numa estratégia de busca mais específica, quando o cliente busca uma ação mais localizada. Essa estratégia pode restringir as fases da jornada de busca em que você vai atuar, mas pode fazer sentido para o caso de você combinar com uma estratégia de nicho, caso outros domínios estejam indisponíveis.

  • Por exemplo:

Vamos registrar o domínio da Loja de Carro “Carros Online”. Combinando a estratégia de registrar um domínio MARCA + LOCALIZAÇÃO teremos: carrosonlinesaopaulo.com.br, mas se for o caso de combinar NICHO + LOCALIZAÇÃO podemos ter: carrosavendasaopaulo.com.br entre outros.

Estratégias para Criar Domínios

Vamos resumir em um diagrama. Desta maneira, ficará mais fácil para você visualizar as possibilidades:MARCA

  • MARCA + NICHO
  • MARCA + NICHO + LOCALIZAÇÃO
  • MARCA + LOCALIZAÇÃO
  • NICHO + LOCALIZAÇÃO
  • NICHO
  • LOCALIZAÇÃO

É importante salientar que são apenas exemplos de como pode ser feito. Você pode inverter as ordens e fazer outros tipos de cominação a seus próprios critérios. O Importante é que você tenha em mente que o endereço do site deve fazer parte da estratégia de otimização do site. Além disso, não pode gerar uma URL (endereço do site) muito comprida – isso será um problema na hora de fazer campanhas online, entre outros -, não deve gerar um domínio cheio de palavras-chave – é necessário que ele faça sentido – e lembre-se, você estará sujeito à disponibilidade do domínio que deseja registrar. Por isso será necessário ter um plano B, ou seja, pense em mais de uma combinação para validá-la, testando o domínio.

Como Pesquisar o Domínio para Registrá-lo?

Antes de registrar o endereço do seu site é preciso pesquisá-lo para verificar sua disponibilidade. Depois de fazer suas combinações e definir quais possíveis domínios serão interessantes para seu negócio, você deverá verificá-los. É simples, fácil e muito útil. Você deve imaginar que a concorrência pelas URLs (endereços dos sites), portanto, podemos imaginar que é uma corrida contra o tempo para registrar o melhor domínio disponível. Por isso, você deve acessar o site registro.br e digitar o endereço do domínio no campo disponível na página inicial. Conforme a figura abaixo:

Como Pesquisar o Domínio para Registrá-lo?
Campo para Pesquisar o Domínio para Registrá-lo

Quais status podem aparecer para os domínios registrados?

A pesquisa pode resultar em diversos status de domínio:

– Domínio disponível para registro

– Domínio não disponível para registro – Já registrado

– Domínio não disponível para registro – Congelado

– Domínio não disponível para registro – Em processo de Liberação

Caso os domínios que você busque estejam indisponíveis, você pode verificar a possível disponibilidade do status destes domínios quando: Congelados (com alguma pendência, ele fica reservado para o dono por até 90 dias para que ele resolva a pendência) ou Em Processo de Liberação (quando o domínio saiu da condição de congelado sem solução da pendência, ou pode ter sido cancelado pelo antigo dono, então ele entra em fase de liberação para novo registro).

Pode haver diversas tentativas em vão de registrar um domínio devido à grande quantidade de sites existentes. Para estes casos, não desanime, você ainda pode recorrer às categorias de domínios. Elas são alternativas viáveis para os mais diversos tipos de domínios que você deseja registrar. Podem ser boas saídas para aqueles tipos de endereços de sites em mercados bastantes saturados.

Quanto Custa Registrar um Domínio?

O valor de registro pode variar de acordo com o local de registro. A base do preço é o valor cobrado para registrar via Registro.br, porém, você pode registrar o domínio por outros provedores de hospedagem. Eles possuem pacotes para pequenas empresas que podem incluir a hospedagem, contas de email e registro de domínio gratuito por um prazo determinado. A seguir vamos relacionar alguns fornecedores de hospedagem que são mais recomendados para você fazer seu registro e até mesmo contratar sua hospedagem.

  • Registro.br

o Registro.br tem disponivel apenas o registro de domínio e seu painel de controle é bem simples e serve apenas para administração do básico. Seu preço costuma ser diferenciado apenas para a quantidade de tempo que você registra. Ou seja, você parte de um valor padrão de registro por 1 ano e vê a variação de preço para registrar o domínio por 2, 3, 4 anos etc. A vantagem de registrar pelo Registro.br é que você pode trocar a hospedagem a hora que desejar sem precisar transferir o domínio, basta trocar o apontamento DNS.

  • Locaweb

A Locaweb é um dos maiores provedores do Brasil. Possui diversos produtos disponíveis, com preços competitivos. Além disso, tem servidores confiáveis e um painel de controle para hospedagem, email e registro de domínios, bastante fáceis de usar. Por fim, conta com suporte em diversos setores e com diversas formas de contato, tanto para esclarecer dúvidas, contratar serviços, fazer reclamações, elogios etc.

  • Hostinger

registro de domínio e hospedagem Hostinger podem surpreender você pela velocidade e boas condições de adesão. Existem planos com registro de domínio, hospedagem e certificados SSL disponíveis no mesmo pacote, o que é uma vantagem e tanto. Principalmente por conta do certificado SSL (certificado de segurança que pode ajudar no SEO do seu site) já inclusos em alguns planos. Os serviços são fáceis de instalar e a interface ao usuário é bastante simples. Possui um painel muito mais completo que outros provedores e um FTP dento do próprio painel de controle que é de tirar o chapéu!. Embora o suporte seja baseado em Chatbots, também tem o atendimento dos analistas que dão uma força e tanto para quem está com dúvidas. A configuração dos servidores DNS também é simples e os dados estão sempre fáceis de acessar. Além disso, a Hostinger oferece a você a facilidade de hospedar diversos sites em um mesmo plano de hospedagem. Outra vantagem é que na raiz FTP você entra com apenas um usuário e senha, para ter acesso a todos os sites que instalou. A Hostinger tem um excelente custo/benefício.

  • Uol Host

O Uol possui o registro de domínio e também hospedagem de sites, com diversos planos para todos os tipos de bolso. O Uol Host tem o suporte disponível para todo o Brasil e conta com a estrutura de uma grande marca de serviços de Internet que é o UOL. Empresas sólidas como Uol Host já estão estabelecidas e com os servidores instalados no Brasil, o que ´é uma grande vantagem. Isso pode afetar o tempo de carregamento do seu site e minar sua estratégia de SEO, caso o servidor esteja fora com Brasil e seja lento. O Uol Host oferece todos os serviços necessários para construir seu site com segurança e possui um bom custo/benefício.

Leia Também:

WordPress 5.5

Conheça as 3 Principais Features para você Fazer seu Próprio Website na Ferramenta e Melhorar a Performance Visual

ler mais
MktOnlineFácil

MktOnlineFácil

Editor

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo. Obrigado 😉