WordPress 5.5

FERRAMENTAS

Conheça as 3 Principais Features para você Fazer seu Próprio Website na Ferramenta e Melhorar a Performance Visual

O WordPress é uma das principais ferramentas para construção de sites disponíveis no mercado. Apesar de ter muitos concorrentes igualmente bons, o WordPress é o preferido pela sua versatilidade. Além disso, a ferramenta está em constante avanço e oferece, a cada dia, novas ferramentas para quem é fã do “Faça Você Mesmo”, e não abre mão de qualidade do produto final.

Cada dia mais os empreendedores iniciantes dão preferência para ferramentas que oferecem soluções inteligentes e mantém em suas mãos o controle sobre sua comunicação. isso economiza um bom dinheiro com profissionais de web e design. Essa verba pode ser revertida para a divulgação em links patrocinados, por exemplo.

Uma das principais ferramentas auxiliares está de cara nova e com três features renovadas e muito mais intuitivas e fáceis de mexer. É a nova versão WordPress 5.5.

Quais as Principais mudanças do WordPress 5.5?

  1. Edição de Textos
  2. Edição de Imagens
  3. Edição de Sitemaps

1 – Edição de Textos

A Nova versão do WordPress permite uma edição mais intuitiva do texto, além de primar pela apresentação visual do texto como deverá aparecer. Ou seja, além dos diversos recursos de edição de texto e blocos personalizados, você pode visualizar como ficará a página no resultado final de forma simples. isso dará uma maior agilidade e uma boa ideia de como seus clientes verão seu conteúdo nos diversos tipos de dispositivos.

visualizar em diversos dispositivos

Observe na imagem que agora o WordPress apresenta a possibilidade de preview em Desktop, Tablet e Mobile. Esse menu você encontra enquanto escreve o texto no editor padrão, no canto superior direito, entre os botões “Rascunho” e “Publicar”. Este recurso vai oferecer uma agilidade muito maior pois economizará tempo.

Como esta melhoria afetará a performance do site?

O Algoritmo do Google prioriza a experiência “Mobile First”, portanto, é imprescindível ter à mão as ferramentas corretas para que você possa otimizar o site primeiro para os usuários Mobile, depois para Desktop. Qualquer facilidade que você tenha para visualizar o conteúdo e aparência do site para smartphones, é uma vantagem para dar mais performance ao posicionamento nos buscadores.

Estamos falando tanto do tamanho do conteúdo quanto da quantidade de rolagem, ou conteúdo antes da rolagem. Você precisa estar atento a estes detalhes para não perder o acesso, caso seu conteúdo não ofereça parte da solução antes da primeira rolagem.

Daí a importância de utilizar as pré-visualizações para Mobile e verificar o comportamento do conteúdo.

Mas você ainda deve estar se perguntando qual a diferença entre a nova pré-visualização e a antiga. Bem, a principal diferença é que agora, você edita ou escreve seu conteúdo numa janela de pré visualização, ou seja, enquanto digita o conteúdo, você já pode visualizar seu comportamento na tela do smartphone em tempo real.

Veja o exemplo da imagem a seguir, onde a borda cinza é mostrada pelo editor nativo e delimita a parte branca que é, justamente, a simulação da tela do smartphone.

Editando na Janela Mobile
Editando na Janela Mobile

2 – Edição de Imagens

A possibilidade de editar imagens na nova versão do WordPress é mais uma facilidade apresentada, que tende a melhorar a experiência Mobile. É claro que o modo como a imagem é gerada pode fazer toda a diferença, mas a edição básica em tempo real oferece mais precisão e segurança na hora de definir o formato final da imagem, caso você não tenha o conhecimento técnico e software necessário. São diversos recursos disponíveis ao clicar na imagem.

Ao selecionar a imagem no editor padrão, um menu superior apresenta as principais modificações permitidas para alterar a imagem. Veja a Seguir:

  • Transformar a Imagem
  • Subir ou Descer o Bloco de Imagem
  • Inserir Link na Imagem
  • Crop
  • Girar

3 – Edição de Sitemaps

Na verdade o nome Edição de Sitemap não é exatamente a feature. Pois você não precisa editar nada. A nova versão do WordPress gera, automaticamente, por padrão, um sitemap.xml que fará a diferença na hora de otimizar seu site para os buscadores.

Os sitemaps são fundamentais para que os robÔs compreendam seu site, prioridade de páginas e também a estrutura que deve ser indexada. Por tanto, são fundamentais para inserir suas páginas nos resultados de busca. Antes, você adicionava manualmente a URL no Google. Hoje, Porém, a adição de URL para análise é feita no painel do Google Search Console, onde você adiciona um sitemap para que o Google faça o resto da análise de indexação das suas páginas.

Uma preocupação a menos para quem não tem o conhecimento técnico suficiente e uma melhoria fundamental para ajudar você na performance nos resultados de busca.

Já atualizou seu WordPress para a versão 5.5?

Leia Também:

Como Criar Logotipo Grátis?

Conheça 09 sites que Vão ajudar Você a Criar Seu Logotipo ou Sua Logomarca Grátis. São Diversas Opções pra Você Valorizar Sua Empresa e Seus Produtos.

ler mais
MktOnlineFácil

MktOnlineFácil

Editor

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo. Obrigado 😉