Pontos de Contato da Marca

BRANDING

Saiba o Que São Pontos de Contato da Marca e Qual Sua Importância

Os pontos de contato ou touching points são todos e quaisquer momentos em que clientes, leads ou público-alvo têm contato com a marca. Seja através de um anúncio, um texto, um filme ou outra maneira de comunicação.

Como os Pontos de Contato Influenciam nas Estratégias de Branding?

Uma boa estratégia de branding demanda atenção especial aos pontos de contato. Visto que são aqueles momentos em que o público-alvo tem contato com a marca. Ou seja, cada anúncio, cada material entregue em veículo de comunicação, cada peça de propaganda é um ponto de contato.

Todos estes pontos de contato, ainda que com diferentes mensagens, deve respeitar a uma estratégia de Branding única que é o conceito dorsal da marca. É em cada touching points que o conceito de marca se manifesta através de um slogan, da própria marca ou mesmo da imagem-conceito que está sendo oferecida como linha de comunicação.

Touching Points Estratégicos

Quando uma marca inicia sua jornada em busca dos consumidores, ela divide seu público-alvo em fases. Vamos simplificar em apenas duas: clientes e leads. Cada uma dessas divisões exige estratégias diferentes e, portanto, pontos de contato específicos.

Entender o conceito desses pontos faz toda a diferença para que você compreenda sua importância e o tamanho do Impacto que os pontos de contato causam positivamente na sua estratégia de marca.

Cada tipo de público merece uma comunicação personalizada. A linguagem exibida para os já clientes, é diferente daquelas utilizadas na captação de Leads e também para ex-clientes (os quais tentamos recuperar). Os argumentos de venda e convencimento para cada um desses públicos exige um preparo único, bem como os materiais e veículos devem ser escolhidos estrategicamente para a maior taxa de retorno.

Neste contexto a personalização dos pontos de contato fazem parte da customização da comunicação. Porém, todos os touching points devem manter a mesma linha de comunicação. Portanto, uma vez que a marca tenha uma linha de comunicação definida, ela deve ser de fácil reconhecimento, dentro do conceito de comunicação integrada e identidade visual.

Reconhecimento da Marca nos Pontos de Contato

Manter a linha de comunicação em cada ponto de contato é imprescindível para uma estratégia de campanha de marca. Esse reconhecimento fácil é parte indispensável para que o cliente seja envolvido no conceito da empresa para que ela conquiste os clientes, com as estratégias corretas em cada fase (clientes, leads etc).

À medida que o consumidor toma contato com a comunicação da marca a cada ponto, ele deve manter em mente a relação intrínseca entre cada material com o qual ele interage. Isso resume a importância de as marcas estarem atentas e dedicadas a manter a identidade de marca em cada touching point para não dispersar e perder esforços. Uma vez que a conquista do cliente é uma jornada e cada contato é uma etapa vencida.

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