O que é SEO Local?

FERRAMENTAS, SEO

Entenda o que é SEO local e como ele pode ajudar você a bem posicionar seu Site nas Buscas.

Você pode já ter ouvido na expressão de busca SEO Local. Mas se ainda não conhece, não se preocupe, SEO Local é exatamente o que parece. Otimização de sites para negócios locais. Esse é o tipo de otimização ideal para negócios locais e faz toda a diferença na sua estratégia de marketing digital. Além disso, na maioria dos casos, os negócios locais estão bem próximos das últimas fases da jornada do consumidor. Ou seja, um site bem otimizado para o SEO Local, pode melhorar muito sua performance de vendas.

Como o SEO Local funciona?

Para entender exatamente seu funcionamento podemos utilizar um exemplo delicioso: Pizza! Sexta-feira à noite, você chega em casa cansadx do trabalho e tudo que deseja é matar a sua fome com uma deliciosa pizza. Você abre o celular, abre o navegador e busca “delivery de pizza”. Pronto! O Google apresenta um mapa próximo de onde você está, com uma série de opções de delivery de pizza apresentando: Nome, Avaliações, Endereço e Horário de Funcionamento. Agora é só escolher a pizzaria e fazer seu pedido. Enquanto ele não chega, você pode abrir um bom vinho e preparar a mesa para saborear uma pizza deliciosa que está a caminho.

É assim que funciona o SEO Local! Você digita sobre um produto ou serviço que deseja e o Google entrega os resultados de acordo com aquilo que melhor cabe no perfil. Agora, imagine a mesma situação porém, desta vez, você digita “pizzarias próximas de mim”, os resultados esperados serão outros. O formato de busca local permanece, Nome, Avaliações, Endereço e Horário de Funcionamento etc, porém a intenção pode trazer outros resultados. Lembre-se que o Algoritmo dos buscadores se baseia em dados históricos para gerar previsões de necessidades de informações para entregá-las nas SERPs.

Neste caso, baseado em otimização de SEO Local, o Google pode entender que o que você procura é uma pizzaria para ir, ou seja, haverá um deslocamento até o local. Isso pode afetar sua experiência, por isso, uma estratégia de otimização diferente daquela que faria para vender o serviço de delivery pode ser necessária.

Itens Essenciais à Estratégia de SEO Local

A Boa estratégia de SEO Local deve incluir um canal de comunicação direto com o cliente, ou seja, um site ou apenas o perfil do Google Meu Negócio, além dos perfis em mídias sociais. Lembre-se que pessoas não conectadas às mídias sociais também existem e são consumidores. Além dos pontos de contato diretos, devemos incluir na estratégia de SEO Local uma otimização do site e do perfil, de acordo com o serviço a ser oferecido.

Como Otimizar meu Site para o SEO Local

A otimização do site SEO Local possui alguns itens a serem considerados. São muitas estratégias possíveis, mas algumas técnicas são fundamentais:

  • Localizar o Negócio
  • Falar Sobre a Região
  • Utilizar uma Linguagem Pessoal
  • Mostrar o Produto

Localizar o Negócio

SEO Local pressupõe a localização do negócio, ou seja, indicar aos buscadores que seu negócio está em determinada localização. Significa que você deve deixar claro, através da inserção de endereço em todas as páginas do site e também nas tags de Título a cidade, ou, em determinados casos o bairro (dependendo da sua localização e da busca que você deseja aparecer). Além disso, Dentre as palavras-chave de seu conteúdo, é importante inserir a cidade ou bairro, para que os buscadores entendam que seu conteúdo está ligado à região destacada.

Falar Sobre a Região

Falar sobre sua região pode ser um bom aditivo para o SEO Local. Geralmente através de artigos no site ou mesmo um blog, você pode adicionar conteúdo a respeito da sua área de atuação. Desta forma os buscadores entendem, de forma cada vez mais definitiva, que seu negócio, seja ele um comércio ou um serviço, está ligado à região, para além das otimização de palavras-chave, url e tags de título.

Você pode começar, antes de investir em uma ferramenta de blog, com artigos relevantes que falem sobre sua região. Se conseguir inserir conteúdo sobre a região, relevante para seu negócio será ainda melhor. Supondo que você é o dono da pizzaria, você pode gerar artigos falando sobre as opções de lazer da sua região, sobre a gastronomia da região, ou mesmo sobre a vida noturna na sua cidade.

Utilizar uma Linguagem Pessoal

SEO Local é uma forma de aparecer nas buscas para pessoas próximas a você, isso abre uma porta para a utilização de uma linguagem mais pessoal, seja no site ou no perfil do Google Meu Negócio. É uma licença poética para utilizar uma linguagem mais pessoal e natural, como uma conversa, de maneira que você o deixa mais à vontade tanto para consumir quanto para entrar em contato e solicitar mais informações. Quanto mais próximo do seu cliente for a linguagem melhor, inclusive para que você solicite uma avaliação. As avaliações são importantes para você melhorar seu negócios e também para chancelar sua qualidade perante os potenciais clientes.

Mostrar o Produto

Pode parecer óbvio, mas uma das melhores formas de ter resultado com SEO Local significa mostrar o produto. Não é apenas uma foto do que você vende, mas mostrar aquilo que é mais relevante. Isso vale tanto para o seu site quanto para para seu perfil no Google Meu Negócio e Perfis em Mídias Sociais. Neste conteúdo não abordamos a otimização dos perfis de mídias sociais, apenas o SEO Local voltado para as buscas do Google.

Limitamos ao site e ao Google Meu Negócio para facilitar a compreensão, pois as mídias sociais exigem um perfil específico de conteúdo, calendário de postagens etc. Voltando ao tema deste item, entendamos que mostrar o produto refere-se ao conteúdo oferecido para os resultados de busca, que serão definitivos para a experiência do usuário.

Você já sabe que no marketing digital o “Conteúdo é o Rei”, portanto, ele definirá a experiência do usuário, que poderá gerar uma série de alterações em sua classificação: aumento no bounce, aumento de recomendações, avaliações positivas etc. Voltando ao exemplo da pizzaria, vamos ilustrar os dois exemplos utilizados para que você compreenda que há diferenças sutis a serem observadas na hora de otimizar um conteúdo focado. Ou seja, mostrar o produto certo para a busca certa é a estratégia mais certeira.

Vamos dividir a busca e explicar como definir o que mostrar:

  • Busca: “pizza delivery”

Quando buscamos um produto com delivery, estamos focados num produto de qualidade com um serviço de entrega. Logo, é natural que sejamos seduzidos pelas imagens das pizzas disponíveis para a entrega, no preço, embalagem e as condições da entrega. Queremos ter a certeza de que a pizza será deliciosa, chegará quentinha, em segurança e será fácil identificar a entrega. Por isso buscamos dentro das informações disponíveis os atributos que nos deixarão seguros que podemos fazer o pedido naquela pizzaria.

  • Busca: “pizzarias próximas de mim”

Para o caso desta busca a estratégia de conteúdo para SEO Local pode exigir detalhes diferentes. Quando você está fazendo sua busca para entender como seus concorrentes aparecem na busca, você vai perceber que as palavras-chave podem gerar resultados diferentes. No caso da busca pelos estabelecimentos próximos, o Google pode entregar nos resultados as Pizzarias mais bem avaliadas próximas de você, não necessariamente aquelas que têm delivery. Pois o algoritmo entende que você irá até o local.

Imagine agora quais os atributos interessam para que você se sinta à vontade para escolher determinado ponto de venda. Se queremos ir até o local, faz sentido que o ponto de contato demonstre, como produto, o cardápio com fotos das pizzas, a carta de vinho, estacionamento e imagens que me permitam conhecer o ambiente.

Repare que para dois estabelecimentos que vendem o mesmo produto, podemos ter duas maneiras de apresentar o produto, pois cada busca pode retornar resultados diferentes. Por isso é importante apresentar o produto para aquilo que ele é mais relevante. Se sua pizzaria tem um salão bem decorado, um estacionamento amplo e uma bonita decoração, faz todo sentido levar seus clientes lá correto? Mas imagine que você não tem espaço para muitas mesas, ou uma decoração não muito atrativa, neste caso é melhor vender como produto principal o delivery.

A pizzaria é apenas um exemplo, mas o principal é que você entenda a importância de oferecer um conteúdo focado no seu melhor produto. Essa metodologia de análise é importante e serve para qualquer atividade de negócio para montar uma boa estratégia de SEO Local. Pois, conforme os exemplos, o núcleo da estratégia é apresentar o atributo mais adequado ao resultado da pesquisa, o produto certo no momento certo.

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