Vamos Saber Definitivamente o que Singificam Essas Duas Palavras e ao que se referem.
Uma dúvida comum, principalmente para quem não é da área de design ou publicidade e propaganda, é sobre a forma correta de se referir a uma marca: Logotipo ou Logomarca? Vamos sanar esta dúvida definitivamente! Vamos entender o significado das duas palavras e como eles se aplicam às marcas. De qualquer forma, caso já tenha se referido às marcas como Logotipo ou Logomarca, saiba que as duas formas são corretas. Veja a seguir quando utilizar uma ou outra.
Significado de Logotipo
01 – Grupo de letras reunidas numa só peça, usado em tipografia para a composição de siglas e marcas comerciais ou de fabricação, com traçado característico, facilmente identificável.
02 – Símbolo constituído de uma letra ou grupo de letras, com traçado peculiar, criado especialmente para a identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc.
Fonte: Michaelis – Verbete Logotipo.
Significado de Logomarca
01 – Representação gráfica do nome de determinada marca, em letras com traçado característico, facilmente identificável, e que constituem seu símbolo visual.
02 – Representação visual de uma marca.
Fonte: Michaelis – Verbete Logomarca.
Logotipo é difetente de Logomarca?
As definições do Michaelis deixam bem claro a diferença de significados entre logotipo e logomarca. Com base nessas definições, fica mais simples de explicar quando usar uma e quando utilizar a outra.
Quando falamos em logoTIPO, a palavra “tipo” refere-se às letras. A área do Design que trata das letras é a Tipologia. O estudo dos tipo é que gera as famosas Fontes, que utilizamos em nossos computadores.
Um logo formado exclusivamente por letras ou tipos, é o Logotipo. Não é incomum ver essa forma de representação das marcas. Essa dinâmica de representação com letras, ficou comum nas marcas feitas a partir do século XIX. Numa a época de grandes inovações, de onde algumas das maiores corporações que conhecemos hoje surgiram e moldaram a sociedade de consumo.
Embora os logotipos (apenas fontes) fossem predominantes a partir do século XIX, hoje em dia ainda são muitas marcas criadas apenas com fontes.
Já em relação às logoMARCAS, a palavra “marca” refere-se a uma representação gráfica que exerce influência no significado do todo. Pode apenas um ícone, uma ilustração adicionada ao logotipo. Algumas logomarcas, principalmente as mais recentes, muitas, vezes, são representadas apenas por um ícone.
A cada dia as empresas dão preferência às logomarcas representadas através de um ícone apenas, abrindo mão do nome por extenso, para estar inserida nas novas tecnologias. Seja através de um ícone de APP, ou mesmo o Favicon do site, entre outras utilizações. Vamos ver a seguir alguns exemplos de Logotipos e Logomarcas Famosas.
EXEMPLOS DE LOGOTIPOS FAMOSOS
Logotipo Campbell’s
A Campbell Soup Company, também conhecida por Campbell’s, é uma empresa norte-americana que produz sopas enlatadas e produtos relacionados. A empresa foi criada em 1869 por Joseph A. Campbell, um comerciante de frutas de Bridgeton, e Abraham Anderson, um fabricante de caixas de gelo de Jérsei do Sul.
Logotipo Kellogg’s
Kellogg Company é uma empresa multinacional americana, produtora de cereais, como o “Frosted Flakes”. A Kellogg’s foi fundada como a Battle Creek Toasted Corn Flake Company em 19 de fevereiro de 1906 por Will Keith Kellogg como fruto de seu trabalho com seu irmão John Harvey Kellogg em sanatório de Battle Creek.
Logotipo Hershey’s
The Hershey Company anteriormente chamada Hershey Foods Corporation e comumente referida como Hershey’s, é uma fábrica de chocolates norte-americana fundada por Milton S. Hershey em 1894. É sediada na cidade com mesmo nome, Hershey, localizada no estado norte-americano da Pensilvânia.
Logotipo Coca-Cola
The Coca-Cola Company, geralmente referida como Coca-Cola Company, Coke ou simplesmente Coca-Cola, dependendo da região, é uma corporação multinacional estadunidense, fabricante e comerciante de bebidas não-alcoólicas e concentrados de xaropes. A Coca-Cola é um dos logotipos mais antigos do mundo.
Logotipo Google
O Google Busca é um serviço da empresa Google onde é possível fazer pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo. É atualmente o serviço de busca mais usado e também o primeiro serviço lançado pela Google Inc.
Estes são apenas 5 exemplos das milhares de marcas famosas formadas apenas por logotipos. Perceba que, de alguma forma, as marcas tentam se diferenciar da concorrência por meio de subterfúgios que dêem personalidade à marca.
As formas de diferenciar podem variar, nas marcas mais antigas, por exemplo, uma tipologia exclusiva era criada para construir o logotipo. Em outros casos, uma tipologia já existente era apenas modificada pelas cores ou então em uma ou outra letra para dar uma personalidade e tornar a marca única e de fácil reconhecimento.
EXEMPLOS DE LOGOMARCAS FAMOSAS
Logomarca McDonald’s
McDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. O McDonald’s é umas das logomarcas mais famosas e influentes da história.
Logomarca Apple
Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.
Logomarca Shell
Royal Dutch Shell ou simplesmente Shell, é uma empresa multinacional petrolífera anglo-holandesa, que tem como principais atividades a refinação de petróleo e a extração de gás natural.
Logomarca John Deere
A Deere & Company é uma corporação estadunidense fundada na localidade de Moline, estado de Illinois.
Logomarca Unilever
Unilever é uma multinacional britânica-neerlandesa de bens de consumo cossediada em Roterdã, nos Países Baixos, e em Londres, no Reino Unido. Seus produtos incluem alimentos, bebidas, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal.
Este são 5 exemplos logomarcas famosas que contam com nome e ícone, ou, em alguns casos, apenas ícones como forma de reconhecimento da marca.
Logotipo e Logomarca, as duas formas são Corretas!
Os logotipos são formados apenas por letras. Já as logomarcas são formadas por tipos e ícones ou apenas ícones. Portanto, as duas formas são corretas, embora cada uma tenha um significado diferente.
Os exemplos de marcas famosas que adotam um ou outro tipo de representação, mostram que não há uma maneira melhor ou pior de estabelecer a marca. As duas maneiras, logotipo ou logomarca, são igualmente eficientes. Basta ver a longevidade das marcas citadas.
Informações sobre as Marcas, Fonte: Wikipedia