Conheça as 13 Logotipos Mais Antigos do Mundo que se Mantém até Hoje.

É muito comum querer saber qual a idade das marcas, levando em consideração que o número de empresas existentes no mercado teve um aumento incrível no século XX. Mas não podemos esquecer que alguns produtos que temos à disposição do consumidor até hoje datam do século XII, caso da Cerveja Stella Artois. Mas, na maioria dos casos, os logotipos mais antigos datam do século XIX como é o caso da Coca-Cola , Levi’s e outras.

Alguns dos logos mais antigos que se tem notícia são:

  1. Stella Artois (1366)
  2. Atkinsons (1799)
  3. Peugeot (1850)
  4. Heineken (1863)
  5. Heinz (1869)
  6. Bass Ale (1876)
  7. Levi Strauss & Co. (1886)
  8. Coca-Cola (1886)
  9. Twinings Tea (1887)
  10. Johnson & Johnson (1887)
  11. Prudential (1896)
  12. Ford (1903)
  13. Shell Oil (1904)

A lista acima contempla alguns dos logotipos mais antigos que se tem notícia, de marcas que ainda estão em pleno funcionamento. É importante distinguir logotipos muito antigos de empresas que fecharam as portas, daquelas que ainda hoje exibem suas marcas, ainda que renovadas, mas que representam uma longevidade incrível. Algo, provavelmente impensado por seus criadores.

Antigamente, as marcas cresciam não como grandes empresas, mas sim como empresas familiares que partiam de um único produto que se tornava popular e transformava em um grande negócio. Temos o caso da Cervejaria Heineken que traz a mesma fórmula original em seus produtos desde o ano de 1963.

Esses logotipos passam a representar muito mais que uma empresa ou um produto, sua longevidade e sua origem passam a ser referência popular e atravessam os anos representando elementos culturais e tradicionais das regiões onde foram criadas. Quando os produtos tornam-se internacionais, aqueles logotipos antigos passam a ser como bandeiras de países, difundindo a qualidade e o nome de seus lugares de origens.

Os logotipos mais antigos da propaganda são um relato histórico da evolução das empresas através dos anos, e testemunham o avanço da sociedade de mercado através dos séculos. São empresas que passaram pelas mais diversas épocas e fizeram seus produtos se adequarem a cada nova tecnologia e demanda social, além de impulsionarem o desenvolvimento de tantas outras áreas sociais.

Conheça as Marcas com Logotipos Mais Antigos do Mundo

1. Stella Artois (1366)

A Stella Artois é uma cerveja pilsner lager (de baixa fermentação) premium, que tem suas origens em uma tradicional cervejaria chamada Den Hoorn (O Chifre), que data em 1366, uma das mais antigas do mundo[carece de fontes].

Fabricada desde 1926 na cidade de Leuven, no interior da Bélgica, berço de algumas dos melhores mestres cervejeiros do mundo, a Stella Artois é uma cerveja super premium, de sabor balanceado e marcante. Resultado de mais de 600 anos de tradição, a Stella Artois é atualmente uma das marcas mais proeminentes da Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo.

2. Atkinsons (1799)

A Atkinsons of London é uma casa de perfumes britânica fundada em Londres em 1799. A marca foi relançada em setembro de 2013 após um longo período de inatividade fora do mercado.

3. Peugeot (1850)

Peugeot é uma fabricante de automóveis francesa fundada em 1896, produtora de carros, pertencente ao Grupo PSA Peugeot Citröen.

4. Heineken (1863)

Heineken International é uma cervejaria holandesa, fundada em 1863 por Wandscheer Heineken na cidade de Amsterdã.

5. Heinz (1869)

H. J. Heinz Company, vulgarmente conhecida como Heinz e famosa pelo seu slogan “57 Variedades” e por seu ketchup, é uma empresa alimentícia americana com sede em Pittsburgh, Pensilvânia.

6. Bass Ale (1876)

A Bass Brewery foi fundada em 1777 por William Bass em Burton-upon-Trent, Inglaterra. A principal marca foi Bass Pale Ale, uma vez que a cerveja mais vendida no Reino Unido. Em 1877, Bass havia se tornado a maior cervejaria do mundo, com uma produção anual de um milhão de barris.

7. Levi Strauss & Co. (1886)

Levi Strauss & Co., também conhecida como (LS&CO), é uma empresa norte-americana fundada em 1853 pelo industrial norte americano Levi Strauss, é detentora da marca Levi’s de jeans de renome mundial.

8. Coca-Cola (1886)

Coca-Cola é um refrigerante carbonado vendido em lojas, restaurantes, mercados e máquinas de venda automática em todo o mundo. Ele é produzido pela The Coca-Cola Company, sediada em Atlanta, Estados Unidos, e é muitas vezes referido apenas como Coca-Cola (a marca registrada da empresa Coca-Cola nos Estados Unidos desde 27 de março de 1944). Originalmente concebida como um remédio patenteado quando foi inventada no final do século XIX por John Pemberton, a Coca-Cola foi comprada pelo empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas publicitárias levaram a bebida ao domínio do mercado de refrigerantes no mundo ao longo do século XX. A Coca-Cola é umas das logomarcas mais famosas e influentes da história.

9. Twinings Tea (1887)

Twinings of London é uma marca de chá inglesa. Fundada em 1706, ela foi incorporada à Associated British Foods em 1964. A marca possui o mais velho logotipo da história. O chá possui o selo de qualidade da Rainha Elizabeth II.

10. Johnson & Johnson (1887)

Johnson & Johnson é uma empresa americana fundada em 1886, especializada na produção de farmacêuticos, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene. Suas ações fazem parte da lista industrial de Dow Jones. A sede da empresa localiza-se em Nova Brunswick, Nova Jersey, Estados Unidos. A divisão de consumidores situa-se em Skillman, também em Nova Jersey. A empresa tem aproximadamente 200 subsidiárias operando em mais de 90 países, e seus produtos são vendidos em mais de 175 países do mundo.

11. Prudential (1896)

A Prudential Financial, Inc. é uma empresa americana cujas subsidiárias oferecem seguros, gerenciamento de investimentos e outros produtos e serviços financeiros para clientes de varejo e institucionais nos Estados Unidos e em mais de 30 outros países.

12. Ford (1903)

Ford Motor Company (geralmente referida simplesmente como Ford) é uma fabricante de automóveis multinacional estadunidense sediada em Dearborn, Michigan, um subúrbio de Detroit. Foi fundada por Henry Ford e incorporada em 16 de junho de 1903.

13. Shell Oil (1904)

A Shell Oil Company é a subsidiária nos Estados Unidos da Royal Dutch Shell, uma multinacional petrolífera de origem anglo-holandesa, que está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. Aproximadamente 22 000 funcionários da Shell trabalham nos Estados Unidos. A sede no país está localizada em Houston, Texas. A Shell Oil Company, incluindo suas empresas consolidadas e sua participação em empresas de capital, é uma das maiores produtoras de petróleo e gás natural dos EUA.

O Logotipos Antigos e As Transformações Sociais.

A longevidade dessas empresas deve-se também ao fato de que elas anteciparam tendências, impactaram positivamente na vida das pessoas e investiram constantemente em propaganda. Não só em ofertas, mas em anúncios que promoviam conceitos que encaixavam os produtos perfeitamente à expectativa de qualidade de vida da grande massa de consumidores.

A transformação social que essas marcas promoveram através da propaganda está disponível para todos na internet. Basta digitar no Google em busca de anúncios antigos destas marcas, perceberá que seu nível de profissionalismo em propaganda é notório e ajudou a moldar o mercado moderno de consumo e mesmo os conceitos básicos de marketing podem ser observados em cada uma das ações de divulgação dessas grandes marcas.

Esses logotipos antigos embora modernizados são parte importante da história dessas grandes empresas, por onde, durante os séculos, as pessoas trabalharam e criaram seus filhos que um dia os substituíram no trabalho e no consumo numa cadeia sucessiva de avanço rumo aos dias de hoje.

Write A Comment

05 Dicas Valiosas para Empreender do Zero 11 Livros de Autoconhecimento Inspiradores Esperam por Você A Influência de Dale Carnegie para o Sucesso Profissional 7 Motivos pra Você Construir seu Próprio Site Ainda Hoje! 5 Livros sobre SEO mais bem avaliados na Amazon