Teste AB: Otimizar para Converter.

ANALYTICS, FERRAMENTAS, SEM, SEO

Que tal distribuir o tráfego do site em páginas diferentes para escolher a que performa melhor?

Se você é daquelas pessoas altamente comprometidas com a eficiência de suas landing pages, este conteúdo é para você. Com certeza!

Os Testes AB são os grande aliados daqueles profissionais e entusiastas que desejam testar ou experimentar configurações diferentes em seus sites, e conferir os resultados. É como um laboratório para páginas para conversão, utilizando uma amostragem real da sua audiência.

O seu maior aliado na hora de otimizar landing pages é o Teste AB. Uma poderosa ferramenta para aperfeiçoar seu site.

Otimizar Páginas para Conversão nunca Foi Tão Fácil

Os Testes AB permitem que você faça diversos testes apresentando versões de páginas para parcelas do tráfego. Você pode determinar para qual parcela do tráfego o experimento deve ser apresentado e quais metas (até 3) você deseja analisar.

Imagine que você tem 20 metas (limite de cada vista do Google Analytics) já configuradas e deseja fazer experimentos para cada uma delas. Você pode iniciar 20 experimentos diferentes ao mesmo tempo, aproveitando o mesmo laboratório de acesso real.

Além disso, você pode otimizar uma ou duas páginas para compará-las coma página de pouso atual de seu site e verificar as variações das taxas de conversão ao longo do período. Vale lembrar que os experimentos duram até 90 dias.

Como Fazer os Testes AB?

A maneira mais fácil de fazer Testes AB em seu site é através da ferramenta Google Optimize.

O Canal Adriano Gianini é um dos melhores sobre a ferramenta.

Através do Optimize você poderá configurar seus experimentos e acompanhar os resultados numa interface simples e intuitiva. Além disso, gráficos customizáveis podem ajudar você a entender o andamento dos resultados e, em pouco tempo, abrir seus olhos para as infinitas possibilidades de otimização em busca de conversão.

As variações de configuração vão desde experimentos segmentados para acessos por dispositivo, como por página, caminho de navegação etc. Veja algumas imagens de um experimento em andamento. Veja como a interface da ferramenta é simples:

Teste AB: Otimizar para Converter
Google Optimize: Interface básica de um experimento em andamento. Repare que a ferramenta é totalmente integrada ao Google Analytics.

Teste AB: Otimizar para Converter
Google Optimize: recorte de um card que mostra a medição de retorno sobre qual a melhor opção de página, através do experimento.

Teste AB: Otimizar para Converter
Google Optimize: Gráfico que demonstra os resultados do experimento ao longo do tempo. repare que é possível você recortar o período para avaliar os resultados de trechos específicos da linha do tempo dos experimentos.

Faça já seu login no Google Optimize e comece ainda hoje a fazer seus primeiros Testes AB.

Assine nosso Feed no Google Notícias e fique por dentro das postagens direto no seu smartphone.

Leia Também:

WordPress 5.5

Conheça as 3 Principais Features para você Fazer seu Próprio Website na Ferramenta e Melhorar a Performance Visual

ler mais
MktOnlineFácil

MktOnlineFácil

Editor

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo. Obrigado 😉